População do sul do estado cobra mais saúde, educação e ação para combater nepotismo
A ausência de médicos nas unidades de saúde, a falta de transporte escolar para atender a demanda dos alunos na rede de ensino da zona rural, o atraso no pagamento dos vencimentos de parte dos servidores da educação e a falta de medidas para o combate ao nepotismo foram os principais problemas apresentados durante a audiência pública realizada pelo Ministério Público do Estado no plenário da Câmara de Vereadores de Colorado do Oeste na noite de terça-feira, dia 21.
*Além da população de Colorado do Oeste, participaram da audiência pública moradores dos municípios de Cabixi, Corumbiara, Cerejeiras e Pimenteiras, que apresentaram propostas para o Ministério Público produzir o Plano Geral de Atuação (PGA) para o biênio de 2007-2008, que está em fase de elaboração pela Instituição.
*A audiência pública foi aberta pelo Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Benitez, e contou com a participação dos Promotores de Justiça Marcos Tessila (Porto Velho), Valéria Canestrini (Colorado) e Jarbas Sampaio (Cerejeiras). Os Promotores intermediaram os debates e apresentaram durante as discussões alternativas para solucionar problemas urgentes enfrentados pela sociedade.
*Os moradores sugeriram ainda alternativas de políticas públicas ocupacionais para adolescentes e jovens dos municípios. Eles relataram que muitas escolas técnicas foram desativadas por governos anteriores, o que aumentou o índice de casos envolvendo menores infratores. Todas as sugestões apresentadas pela população foram colhidas pelos Promotores de Justiça e serão analisadas na discussão do PGA.