A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou para amanhã (22) e sexta-feira (23) a data final para as empresas interessadas se inscreverem no leilão da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. O prazo original estava previsto para acabar amanhã (22) às 17h.
A entrega das garantias para participar do leilão também foi prorrogada, do dia 26 para o dia 30. De acordo com a agência, a mudança tem como objetivo assegurar que mais investidores participem do leilão.
Cada empresa que faz parte dos consórcios que disputam o direito de construir a hidrelétrica poderá escolher entre quatro modalidades para entregar as garantias: caução em dinheiro, fiança bancária, seguro garantia ou títulos da dívida pública.
O leilão ocorrerá em 10 de dezembro, na sede da Aneel, em Brasília. A disputa se dará por meio de sistema eletrônico. A operacionalização do leilão ficará a cargo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Com 3.150,4 megawatts de capacidade instalada, a usina de Santo Antônio deverá começar a operar em dezembro de 2012. O projeto prevê a instalação de 44 turbinas e a área do reservatório terá 271 quilômetros quadrados. O prazo até a implantação final é de 90 meses (sete anos e meio).
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a construção da hidrelétrica está estimada em R$ 9,5 bilhões, com data de referência de dezembro de 2006.
Ontem (21), o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, afirmou que quatro consórcios confirmaram interesse na disputa: Odebrecht–Furnas (que elaboraram o projeto da usina), Chesf–Camargo Corrêa, Suez–Eletrosul e Alusa–Eletronorte.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Odebrecht abre mão de acordos de exclusividade no Madeira
*
CADE deve decidir se mantém contratos para leilão do rio Madeira