*Nesta sexta-feira, dia 18, às 9 horas, será apresentado o Projeto de Melhoria na Gestão Penitenciária, nas dependências do SEST/SENAT.
*O Projeto de Melhoria na Gestão Penitenciária, parceria firmada entre a Embaixada Britânica, Governo Federal e Governos Estaduais, é fruto da experiência de décadas de consultores do International Center for Prison Studies- ICPS (Centro Internacional de Estudos Penitenciários), da Faculdade de Direito do King’s College, University of London, no Reino Unido. O ICPS procura auxiliar governos a desenvolver políticas apropriadas para as prisões.
*Segundo a Gerente de Engelharia, Estudos, Projetos e Pesquisas da SEAPEN, Drª. Itaci Alves Ferreira, “esta já é uma 2ª etapa do projeto, onde estamos colocando para as pessoas o módulo que tivemos em São Paulo”. “Pretendemos tecer uma rede de parcerias para que tenhamos melhores resultados”, afirma.
*Drª Itaci Alves ressalta ainda que, “a política de direitos humanos não é somente direcionada aos apenados, como também aos operadores do sistema penitenciário”.
*A capacitação dos servidores que pretenderem se engajar nesta transformação do Sistema Penitenciário propiciará os elementos necessários para descobrirem as lacunas nos procedimentos existentes; habilidades para planejarem de forma estratégica os meios de preencher estas lacunas, desenvolvendo políticas que governem os procedimentos diários; capacidades gerenciais de implementar mudanças; além da capacitação para lidarem com inspeção e monitoramento de desempenho.
*Os temas abordados garantirão conhecimentos aprofundados dos padrões internacionais de Direitos Humanos, Análise de Lacunas, Planejamento Estratégico, Liderança, Trabalho em Equipe e Comunicação.
*O Presidente do Conselho Penitenciário Estadual, Gabriel Tomasete, esteve no “Urso Branco” para convidar os Agentes Penitenciários a participar do Projeto. Segundo o mesmo, “os servidores poderão usar este Projeto como ferramenta de transformação do Sistema Penitenciário, transformando-o em ambiente mais digno para trabalharem, bem como para os presos cumprirem suas penas”.