Reunião entre autoridades discute indenizações às vítimas do massacre de Corumbiara
Uma reunião entre o ministro da secretaria especial de Direitos Humanos,Paulo Vannuchi, o presidente do Incra, Rolf Hachbart e o governador de Rondônia, Ivo Cassol está agendada para esta terça-feira com o objetivo de discutir as indenizações às vítimas do massacre de Corumbiara ocorrido em julho de 1995.
No dia 9 de agosto de 1995 a Polícia Militar comandou ataques e assassinatos na fazenda Santa Elina, em Corumbiara. Na época, centenas de famílias camponesas de Corumbiara foram brutalmente atacadas pela PM e por jagunços armados, os quais estavam sob o comando do governador em exercício, Valdir Raupp -PMDB .
No incidente em questão, homens, mulheres e crianças foram todos submetidos às mais terríveis torturas. Dezesseis mortos foram encontrados 14 dias após o massacre. Ainda hoje, as vítimas sofrem problemas de saúde decorrentes das torturas físicas e psicológicas; alguns possuem balas encravadas no corpo e outros camponeses ainda estão desaparecidos.
Na ocasião do massacre, o então candidato Lula esteve em Rondônia e prometeu que todos os camponeses seriam indenizados caso ele fosse eleito presidente.