Faculdade FIMCA e Conselho Federal de Farmácia promovem Curso de Gestão Farmacêutica
O Conselho Federal de Farmácia em parceria com a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, coordenação do Curso de Farmácia e a Secretaria Municipal de Saúde realizam de 04 a 06 de outubro no Campus da FIMCA o Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica na função básica de saúde com palestras ministradas pelo professor da Escola de Saúde Pública do Ceará, Ricardo Sá e pela secretária municipal de Saúde de Bandeirantes, Paraná professora Natália Guerra.
A secretária geral do Conselho Federal de Farmácia Lérida Vieira declarou que o objetivo do curso é formar os profissionais farmacêuticos de Rondônia para uma efetiva autogestão da Assistência Farmacêutica. “O Sistema Único de Saúde (SUS) tem gasto somas absurdas com a distribuição de medicamentos. A cada ano o governo federal, estadual, municipal e gestores têm aumentado os recursos para aquisição de medicamentos e não temos sentindo na mesma proporção o acesso da população a estes medicamentos e hoje no Brasil a cinqüenta por cento da população não tem acesso a esses medicamentos”.
Lérida ressalta que o intuito do Curso é melhorar a gestão para que o serviço público de cada município adquira realmente o que é necessário. “Para isso é preciso uma boa gestão dos recursos financeiros e isso depende da eficiência do farmacêutico, que é um profissional de saúde pública”.
“Importante destacar que o farmacêutico também está despertando para a Atenção Farmacêutica”, disse Lérida acrescentando que, “o mais grave é que os outros cinqüenta por cento que têm acesso aos medicamentos, segundo dados que temos, não têm resposta terapêutica e continuam com o problema de saúde porque não sabem fazer uma administração eficiente do medicamento”.
De acordo com Lérida “o cidadão usuário do SUS não sabe como tomar o medicamento então cabe ao farmacêutico orientar o paciente. Por isso a missão desse profissional é uma missão social e sanitária. Ele tem de saber planejar o que o município precisa através dos dados epidemiológicos assim como saber orientar o paciente para que o medicamento resolva seu problema de saúde”.
Segundo o coordenador do Curso de Farmácia da FIMCA, professor Luiz Tagliani, “Este curso de extensão curricular promovido pelo Conselho Federal de Farmácia com o apoio da FIMCA, empresas públicas e privadas, é uma ótima oportunidade para que os acadêmicos do sexto período adquiram mais conhecimento para sua formação profissional para que no futuro como Farmacêuticos possam prestar um serviço realmente digno de saúde pública de Porto Velho assim como de todo o estado”.