Estudante de jornalismo envia artigo criticando sujeira da propaganda política na cidade
*ARTIGO - Eleição suja - Por Dalila Nogueira Pinto
* Santinhos, panfletos, banners, adesivos, folhetos. Esses são os rastros da eleição em Porto Velho. São as pegadas daqueles que se dizem salvadores desta cidade, deste Estado.
* É deplorável a colocação sem critérios de cartazes e faixas. O uso indiscriminado de santinhos é degradável para o ambiente da capital de Rondônia.
* Vale tudo para somar votos, inclusive agredir a população afetando o ambiente em que a mesma vive. Muitos candidatos afirmam que esta atitude está veiculada ao marketing. Alegam que desta forma, levam sua candidatura ao conhecimento do povo. Mas, será mesmo marketing ou sujeira? Uma campanha limpa envolve vários aspectos, não só no que se refere à honestidade, mas ao uso que se faz do espaço de campanha.
* Os homens públicos devem agir exemplarmente, com distinção e respeito para com a população. Não foi desta forma que o prefeito Roberto Sobrinho, da capital Porto Velho, agiu. Durante carreata, neste sábado, o mesmo compactuou de atitudes irresponsáveis, desrespeitosas para com a cidade e seu povo. A própria cidade que o prefeito deveria zelar e conservar, foi a mesma em que o desfilou sujeira, contribuindo para degradar ainda mais o meio ambiente.
* Além deste material degradar o meio, geralmente não possui conteúdo. É apenas uma embalagem oca, que leva o nome do candidato. Fornece ao eleitor apenas um nome, um número, uma frase pronta e vazia. Vivenciamos uma eleição suja em todos os aspectos, vazia no que se refere a conteúdo e com muito desrespeito para com o eleitor. Vivenciamos uma eleição em que as autoridades se calam e os auto-falantes gritam, em que os eleitores se perdem entre montanhas de papéis e inúmeras opções.
* Quem julgará todo este desrespeito para com a população será o cidadão que com o título tem o poder nas mãos. O poder de eleger candidatos que tenham respeito para com a cidade de seus eleitores, revelando o nível de respeito que terá pela população em sua candidatura.
*Dalila Nogueira Pinto é acadêmica do 2° período de Jornalismo da Uniron