*Os moradores do bairro Lagoinha, zona leste da Capital, agora podem contar com atendimento odontológico prestado pelos acadêmicos da Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA. Atualmente, 2,5 mil famílias residem no bairro, conforme levantamento feito junto à Associação dos Moradores.
*Os professores orientadores dessa disciplina preventiva, Vagner Silva e Fernanda Bijella estimam que dez mil pessoas passarão pela triagem.
*Os alunos fazem inicialmente uma ficha individual, onde são identificadas as necessidades dos moradores. Nessa ficha é constatado o índice de dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO), afirma a professora Fernanda, para posterior comparação.
*Nos local, são feitas apenas a remoção de tártaro, palestras educacionais e curativos, não havendo atos cirúrgicos. ?Os casos mais urgentes que necessitam de demais procedimentos clínicos são agendados imediatamente para a Clínica Odontológica da FIMCA?, afirma Fernanda Bijella. Os casos mais leves, aguardam a próxima etapa do programa que dará continuidade aos serviços.
*O coordenador do curso de Odontologia, Fábio Souza, afirma o comprometimento da faculdade em prestar o serviço social, melhorando a qualidade de vida dos moradores dos bairros próximos à FIMCA. Após o tratamento, todos os moradores serão acompanhados para saber se entenderam e estão praticando as ações de higiene, evitando aumento no número de cáries, tártaros, etc.
*A moradora do bairro, Adélia Melo, 47 anos, atendida na Associação dos Moradores no último dia 12, foi encaminhada para atendimento no dia seguinte à Clínica. Ela necessitava de ações emergenciais.
*Dona Adélia tem mais quatro filhos, dois já passaram pela triagem, os outros dois estão agendados para os demais dias de atendimento. ?Eu estou muito satisfeita com a atenção do pessoal da faculdade e a rapidez com que meu problema foi resolvido. Se não fosse essa oportunidade, teria que tentar atendimento em um posto de saúde?, afirmou a moradora.
*Os atendimentos no bairro Lagoinha são feitos em três segundas feiras de cada mês, até o final do semestre letivo.