*Foto/Legenda: Nova cultivar Coringa recomenda pela Rondônia para a safra 05/06.
*---
*Atividades para fortalecimento de integração na pesquisa de melhoramento genético da cultura do arroz estão sendo realizadas até sexta-feira, 26,na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás/GO. A reunião que começou na segunda-feira, 22, reúne pesquisadores de todas as unidades da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que desenvolvem este tipo de trabalho.
*Segundo a pesquisadora da Embrapa Rondônia, Marley Marico Utumi, a reunião tem três momentos bem definidos, ainda que interligados. No primeiro, a figura central é o projeto "Desenvolvimento de cultivares de arroz para o agronegócio brasileiro", que terá seus resultados apresentados, discutidos e homologados no evento. Existem, contudo, outros projetos independentes em andamento, que estão relacionados principalmente ao pré-melhoramento e que também serão apresentados e discutidos neste momento. Esse projeto está sendo finalizado, tornando-se com isso necessário a análise e a conclusão de seus resultados, explica Marley. Serão apresentados e discutidos, no segundo momento da reunião, aspectos de cenários internos e externos que interferiram no projeto e que podem continuar a influenciar em cenários futuros. Almeja-se, fala Marley, com a apresentação e discussão dos aspectos componentes dos cenários internos e externos, que ocorram tomada de consciência e de atitudes sobre eles.
*Os novos projetos serão o foco do último momento, quando serão apresentadas as pré-propostas de projetos sobre a cultura do arroz. Além dos técnicos pertencentes aos projetos, estão participando dos painéis que tratarão dos cenários e as alternativas de ação frente a eles outros pesquisadores que trabalham com esta cultura.
*A pesquisadora da Embrapa Rondônia espera que a reunião atinja os objetivos a que se propõe e intensifique a relação de cooperação já existente, vital para a eficiência das ações de pesquisa.
*Em Rondônia
*As pesquisas, com a cultura do arroz são desenvolvidas em Rondônia nos Campos Experimentais da Embrapa em Vilhena, Porto Velho, Ouro Preto d´Oeste e Machadinho d´Oeste, sendo que nestes dois último o foco da pesquisa é a agricultura familiar e nos outros a empresarial. Em Vilhena, os pesquisadores realizam atividades de melhoramento e de manejo cultural do arroz terras altas, anteriormente denominado de arroz de sequeiro. No caso da Amazônia legal, Vilhena é um dos quatro pólos de pesquisa com melhoramento genético da cultura e que integram a Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento liderado pelo Embrapa Arroz e Feijão. Compõe o pólo de pesquisa Rondônia, Roraima, Pará e o Maranhão. Nestes pólos, está ocorrendo a incessante busca pela melhoria da produtividade, tolerância a doenças e qualidade tecnológica dos grãos.
*Para a safra de 2005/06, a Embrapa Rondônia está recomendando para o Estado as cultivares BRS Primavera, BRS Coringa, BRS Maravilha e BRS Colosso.