*Não há mais como dissociar forças como política pública, empresa privada e sociedade civil para se atingir o desenvolvimento social e econômico. Esse é o entendimento da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) sobre o 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no evento representada por sua vice-presidenta, prefeita do município de Cacoal, Sueli Aragão, que já concorreu ao Prêmio.
*O pronunciamento de Aragão foi feito quinta-feira, 17, à noite, na solenidade de abertura do 2º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos em 20043, que ocorre durante todo o dia de hoje, sexta-feira, no salão Netuno do Aquarius Selva Hotel.
*De acordo com a prefeita de Cacoal, os municípios, prefeitos e gestores têm uma responsabilidade muito grande junto à comunidade, apesar das dificuldades burocráticas que inibem um pouco maior agilidade no atendimento às demandas sociais. "Mas há parceiros importantes, ideais, que servem de modelo de articulação de políticas públicas e gestão".
*A prefeita citou o Sebrae como um exemplo de parceiro, pela criação do prêmio Prefeito Empreendedor, que há quatro anos premia os municípios que promovem ações sociais que resultam no fortalecimento das micro e pequenas empresas. "As prefeituras devem participar porque os parceiros podem ajudar a encontrar alternativas de desenvolvimento seguras". Para ela, a Lei de Responsabilidade Fiscal serve como referencial para que se encontrem parceiros e soluções compatíveis com o orçamento. "A Arom vem se esforçando para orientar os prefeitos rondonienses".
*Roberto Sobrinho, prefeito de Porto Velho vê o prêmio ao prefeito empreendedor como uma solução que pode ser apontada como criatividade frente às dificuldades de se satisfazer as necessidades sociais. Ele disse ter conhecido pelo país exemplos práticos de experiências premiadas pelo Sebrae "e que transformam para melhor a vida da população, registrando-se um saldo de qualidade na administração pública municipal".
*O presidente em exercício do conselho deliberativo do Sebrae em Rondônia, Francisco Teixeira Linhares, enfatizou a instituição como o parceiro ideal dos prefeitos e que as prefeituras podem vê-la como um segmento da gestão pública.
*Agenda
*Durante todo o dia de hoje, sexta-feira, no salão Netuno do Aquarius Selva Hotel o segundo encontro de prefeitos, representantes do Sebrae, prefeituras, secretarias de Fazenda e coordenadorias de Receita participam de painéis sobre Lei Geral de Microempresa, desburocratização no registro e na legalização da empresa, compras governamentais, fontes de financiamento e palestras sobre consórcio municipal