*Policiais Militares lotados na 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru, registraram na tarde de quarta-feira (05), por volta das 17h40min, nas esquinas das Avenidas JK com Rio de Janeiro, nº 1181, Setor 03, no Bar e Lanchonete Cassis, em Jaru, uma ocorrência de homicídio, que vitimou o ex-presidiário Francisco de Jesus Passos, 44 anos, residente na Linha 27, Km 6, em Machadinho do Oeste.
*A Central de Operações da Polícia Militar em Jaru foi informada da ocorrência pelo telefone 190, dando conta que no referido endereço havia acontecido um homicídio. Foi enviada ao local a guarnição de serviço comandada pelo Cabo PM Marcos, auxiliado pelo Cabo PM Andrade e pela Policial Militar Miranda, com apoio da guarnição de reforço composta pelos policiais militares Eliéser e Carvalho, que constataram a veracidade da informação encontrando a vítima já sem vida.
*Conforme ficou apurado, a vítima estava no local à cerca de 30 minutos, ingerindo bebida alcoólica e ouvindo música, quando em determinado momento apareceu uma pessoa com uma arma de fogo em punho e efetuou cinco disparos, sendo que causou uma perfuração na coxa direita, uma no tórax transfixando o corpo da vítima, uma nas costas e duas na cabeça lado direito, e em seguida fugiu em uma motocicleta que aguardava a alguns metros do local do fato tomando rumo ignorado. Foram feitas várias diligências pela cidade com objetivo de identificar e prender os infratores, mas os policiais militares não obtiveram êxito.
*A Delegacia de Polícia Civil de Jaru foi acionada enviando ao local o Perito Criminal, que realizou a perícia técnica, acompanhado pelos policiais civis do Serviço de Investigações e Capturas (SEVIC), que iniciaram os trabalhos investigativos. Após ser realizada a perícia, a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Jaru, que prosseguirá com as investigações, com intuito de elucida o crime.
*A vítima
*Francisco de Jesus Passos havia cumprido prisão no Presídio Estadual Ênio Pinheiro, em Porto Velho, pelo crime de homicídio praticado em Machadinho do Oeste contra a pessoa de Domingos Pega da Silva, no dia 23 de maio de 2004, que foi morto com uma facada no pescoço, fato ocorrido na Linha R0-133, km 14, zona rural de Machadinho do Oeste.
*A polícia está investigando uma denúncia que a vítima Francisco de Jesus Passos, seria procurado do programa Linha Direta da Rede Globo, exibido no dia 22 de junho de 2006, quando foi apresentado o caso da Pousada da Morte, onde três pessoas foram assassinadas e enterradas no quintal. O foragido apresentado no programa chama-se Francisco Antônio Lino, com idade aproximada da vítima do homicídio, e com características muitas parecidas com a fotografia constante no site do programa. Até o momento nenhum familiar apareceu para buscar o corpo.