*O secretário Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena, participou na última semana, entre os dias 18 e 20, em Fortaleza (CE), do Seminário Executivo Sul-Americano de Segurança Pública da IACP (Associação Internacional dos Chefes de Polícia). O evento tinha como objetivo buscar soluções para a redução da violência e criminalidade e promover eficiência nos órgãos policiais.
*O Seminário reuniu representantes do Governo; secretários de Segurança Pública de vários estados brasileiros; profissionais de Polícia, inclusive do Exterior; chefes de Polícia da América Latina; membros da Executiva Internacional, sediada nos EUA; Secretaria Nacional de Segurança; e interessados.
*O evento abordou temas como: tráfico de seres humanos, segurança comunitária, perícia em casos de tortura, combate e prevenção ao uso de drogas, terrorismo e segurança, controle da criminalidade em áreas de risco, homicídios, crime organizado, crimes contra o patrimônio (roubo e furto), entre outros.
*Secretários Estaduais reclamam da liberação de recursos federais para a segurança
*Aproveitando o evento, os secretários de segurança estiveram reunidos com o Colégio Nacional dos Secretários Estaduais de Segurança Pública (Consep) e o secretário Nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, quando discutiram sobre a área de segurança, principalmente, no que tange a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança.
*As secretarias estaduais de segurança têm sofrido com o contingenciamente de verbas por parte do Governo Federal, que tem repassado menos recursos destinados à segurança aos estados. “Parte de nossa verba foi para os Jogos Panamericanos”, completou secretário de Segurança, major Sena
* “Foi passado ao representante do Ministério da Justiça a grave situação que sofre as secretarias de Segurança, sobretudo, os casos de homicídios, crimes organizados, crimes contra o patrimônio”, declarou o secretário de Segurança.
*De acordo com Sena, foi entregue ao secretário Nacional de Segurança um documento, assinado por todos os secretários Estaduais de Segurança, que apela pela convocação de uma reunião com o Conselho Nacional de Segurança, órgão que abriga várias entidades, tais como: Ministério da Justiça e outros ministérios, OAB e demais segmentos da sociedade civil.
*Sena ressalta que no atual governo o Conselho Nacional de Segurança nunca se reuniu com as secretarias estaduais. “Hoje a sitaução da segurança na maioria dos estados está insustentável”, frisa o secretário rondoniense.
*Em conversa particular entre o secretário Nacional e o secretário Estadual de Segurança, Luiz Fernando Correa ofereceu ao major Sena os serviços da Força Nacional de Segurança para atuar nos presídios de Rondônia, assim como vem atuando em outros estados, por exemplo, em Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Sena vai discutir o assunto com o secretário Estadual de Assuntos Penitenciários, Gilvan Ferro, para posteriormente deliberar o assunto com Luiz Fernando Correa.