Durante solenidade esta manhã (8) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação da Escola Técnica Federal em Porto Velho, informa a senadora Fátima Cleide, defensora de sua instalação e que trabalhou no Ministério da Educação para que a unidade fosse sediada na Capital.
*“O governo Lula e o ministro da Educação Fernando Haddad assinaram o projeto de lei que cria a Escola, reafirmando o compromisso que eu havia levado à população de Rondônia e de Porto Velho por ocasião da audiência pública que debateu sua criação na Assembléia Legislativa”, comemora a senadora.
*Além da escola de Porto Velho outras três serão criadas nas cidades de Macapá (AP), Rio Branco(AC), Campo Grande(MS). O governo também assinou projetos de lei propondo a instalação de cinco Escolas Federais Agrotécnicas. Para a construção das nove escolas e aquisição de equipamentos para laboratórios estão previstos investimentos de R$ 23,8 milhões.
*No ano passado, na justificativa apresentada ao MEC para a criação da Escola Técnica Federal em Porto Velho, documento subscrito pela bancada federal de Rondônia, a senadora rememorou os ciclos econômicos da região, passando pela borracha, a exploração do ouro e cassiterita, a madeira.
*Lembrou a necessidade de sua instalação por causa da construção de empreendimentos destinados à geração de energia no rio Madeira. “Com a perspectiva das hidrelétricas, com a geração de cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos, descortina-se o fortalecimento da agricultura, da agroindústria, dos serviços de hotelaria, a cultura e construção civil. Precisamos de mão-de-obra qualificada não só para trabalhar na construção dos empreendimentos mas sobretudo para mantê-los”.
*Não há ainda definição, mas a escola poderá abrigar quatro cursos - Indústria, Agropecuária, Agroindústria e Meio Ambiente. São estimados em 800 os alunos a serem atendidos, com investimento inicial de R$ 3,5 milhões.