Instituição elogia pesquisa de acadêmicos de biologia da São Lucas no Vale do Guaporé
*O diretor da Eco -Vale, Roberto Lopes, instituição ambiental que trabalha na preservação ambiental no município de Santo Antônio do Guaporé em Rondônia na fronteira com a Bolívia assegurou que a participação dos acadêmicos de biologia da Faculdade São Lucas em pesquisas para preservação das tartarugas da Amazônia naquela região são muito importantes.
*A Eco - Vale está localizada no distrito de São Francisco do Guaporé a 1450 quilômetros da capital Porto Velho. Roberto Lopes, fez a declaração durante entrevista, nesta quarta-feira, no programa Campo Lavoura da rádio Boas Novas, apresentado pelo jornalista José Luiz Alves. Os acadêmicos e professores da Faculdade São Lucas desenvolvem trabalhos de pesquisa na região.
*O diretor lembrou que nos últimos três projetos em parceria com a Petrobrás, Secretaria de Estado Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Faculdade São Lucas, foram devolvidas ao meio-ambiente mais de 300 mil filhotes de tartarugas da Amazônia.
*Nos próximos 30 dias, segundo o diretor, serão soltas no rio Guaporé, mais 200 mil filhotes de quelônios totalizando assim 500 mil animais. Ele lembrou ainda que dos animais criados nos berçários ao ganharem liberdade com quatro meses de vida 75% conseguem sobreviver na natureza.
*Segundo Roberto Lopes, mais de 150 pessoas remanescentes de quilombolas que residem na região a mais de 100 anos, sobrevivem da pesca e de ajuda que recebem de instituições que se preocupam com o meio-ambiente. Há pouco mais de três anos a tartaruga da Amazônia e peixes, como o tambaqui, haviam desaparecido do Guaporé naquela região.
*O trabalho de preservação e recuperação é orientado pelos parceiros do projeto, mas a execução é feita pelos membros da comunidade quilombola. O objetivo é integrar a comunidade ao meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável daquela área.
*No entanto, após o início do trabalho de recuperação da fauna local, podem ser vistas as margens do rio Guaporé dezenas de tartarugas com mais de 25 quilos. Aos 10 anos elas atingem até 70 quilos.