O Amazonas é um dos estados brasileiros com maior número de crimes contra homossexuais, segundo informou ontem a presidente da Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Transgêneros (AAGLT), Bruna La Close.
*De acordo com o Grupo Gay da Bahia, em 2005 foram assassinados 81 homossexuais no Brasil. O Estado de São Paulo encabeça a lista com uma média de 21 casos por ano, seguido de Pernambuco com 16 mortes. Em terceiro está o Amazonas, onde segundo La Close foram registrados 15 assassinatos em 2005 e pelo menos seis, este ano.
*As informações foram divulgadas ontem, após o cancelamento de uma audiência pública na Câmara Municipal, marcada para discutir a homofobia (aversão a homossexualismo). A reunião foi cancelada porque a maioria dos convidados faltou por estarem acompanhando a visita do presidente Lula a Manaus.
*Segundo dados da AAGLT, existem cerca de 300 travestis fazendo programas sexuais em 14 pontos da cidade.
*Hoje, a Associação Garotos da Noite (AGN), fundada em 2002, e que reúne cerca de 100 profissionais do sexo de Manaus, vai realizar a abertura da campanha de combate às doenças sexualmente transmissíveis. No dia 2 de maio é comemorado o Dia Internacional da Prostituta. Por esse motivo, o presidente da AGN, Rosinaldo Rodrigues, 35, informou que a entidade vai distribuir cartazes e informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) para os garotos de programa.