*O combate à violência tem sido uma das grandes preocupações do governo do estado. Prova disso são os pesados investimentos feitos no setor; a contratação imediata de 1.400 dos mais de 2.000 policiais militares aprovados em concurso; o trabalho conjunto entre PM e Polícia Civil em ações em várias cidades mas principalmente na capital e ainda a compra, para muito breve, de mais 280 viaturas para a PM estadual, com recursos do Detran. O resumo foi feito nessa quinta-feira pela manhã pelo governador Ivo Cassol, ao responder questionamentos da comunidade, em emissoras de rádio, sobre a situação da segurança pública e as iniciativas governamentais para combatê-la.
*Cassol enumerou as melhorias no setor, destacando ainda a compra de mais armas para os policiais, de equipamentos, de centenas de viaturas já entregues e hoje atuando em todo o estado e ainda do que será realizado ainda na sua administração. Informou, por exemplo, que os novos 1.400 futuros PMs chamados começam seu curso na Academia a partir do próximo dia 29, segunfa-feira.
*O governador lamentou apenas que as leis brasileiras estejam defasadas, desajustadas, beneficiando muito os criminosos. “Há os que merecem sem dúvida novas oportunidades. Mas a lei trata da mesma forma o deliquente primário e aquele que vive do crime, não importando quantas vezes mate, assalte, seqüestre. Para esses a lei tem que ser muito mais dura mas não é. Enquanto isso não mudar, viveremos a mesma situação: a polícia prende os bandidos e a Justiça mandar soltar”.
*Mas Cassol garantiu que em Rondônia “nossa polícia não dá moleza para vagabundo. Não importa quantas vezes o bandido for solto pelos benefícios da lei. Se ele volta ao crime – como acontece na maioria das vezes com esses que sempre voltam à bandidagem – nós vamos prender de novo”. O governador elogiou ainda o trabalho do secretário de segurança, Major Evilásio Sena e da comandante da PM, coronel Angelina. “O secretário e a comandante da PM estão fazendo um grande trabalho, junto com toda a sua equipe. Graças a isso estamos trabalhando muito para combater o crime em nosso estado com resultados bastante positivos”, concluiu.