*Depois de deflagrar a Operação “Castores” na madrugada dessa terça-feira (23) a Polícia Federal executou uma série de mandados de prisão e apreensão. Entre os detidos está o assessor legislativo José Roberto Parquier, que trabalha no gabinete do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Também foi preso pela PF de Brasília Luiz Geraldo Tourinho Costa, engenheiro da Eletronorte, também acusado de integrar a quadrilha. O senador Raupp informou que vai se manifestar sobre o episódio tão logo seja informado do que está acontecendo e de que o seu assessor é acusado.
*As prisões foram feitas pela PF na Operação "Castores". As investigações foram iniciadas em agosto de 2005, por meio de representação criminal da Diretoria Jurídica da Itaipu Binacional, que relatava indícios de crimes de falsificação de documentos públicos e estelionato cometidos por Laércio Pedroso."Nesse período, o Núcleo de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Civil do Paraná (Nurce) iniciou investigação sobre a mesma quadrilha que versava sobre os crimes de falsificação de selos, carimbos cartorários e assinatura de diretores da empresa Lorenzetti em procedimentos administrativos financeiros junto a Itaipu Binacional", afirma a nota da Polícia Federal.
*A nota acrescenta que "os principais fatos investigados denotam indícios da participação de diretores da empresa multinacional Alston no pagamento de vantagem financeira para funcionários públicos, visando a facilitação na liberação de pagamentos, diminuição de multas e alterações em contratos com a Eletronorte".