Agricultores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Jaru marcaram para segunda-feira (22/05) uma manifestação em frente a agência do Banco do Brasil naquele município com a finalidade de sensibilizar a instituição bancária para a grave situação vivida por dezenas de agricultores e seus familiares. A decisão foi tomada no último dia 10/05 em uma reunião com representantes de associações de Jaru e região.
*Os manifestantes pretendem negociar com o banco uma pauta de reivindicações que inclui a prorrogação dos financiamentos vencidos, denominados de custeio e investimento; a desburocratização de financiamentos, em especial na questão de documentos de comprovação da condição de proprietário, em que a maioria detém contratos de compra e venda, e de arrendamento; bem como a liberação e abertura para atender novos financiamentos.
*Os produtores reclamam, ainda, que teriam sido prejudicados em um processo de refinanciamento, ocorrido em 2003, com base na lei 10.696, de 02/07/2003, que estabelecia diversos benefícios como alongamento de prazos e redução de juros. Segundo o STR-Jaru, a entidade teria protocolado dentro dos prazos legais 196 pedidos de renegociação de dívidas. No entanto, por uma falha operacional, estes pedidos, juntamente com diversas solicitações individuais, não teriam sido processados em tempo hábil.
*O STR-Jaru, como um dos sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (Cut), solicitou que a entidade acompanhe a manifestação e participe das negociações com o banco. O presidente da Cut/Rondônia, Itamar Ferreira, que estará no município na segunda-feira, informou que a Central já vem acompanhando a situação e estará à disposição dos filiados do sindicato para auxiliar na busca de uma solução negociada.