*Trezentos e vinte e dois atletas especiais de Porto Velho estão inscritos para os jogos do II Paraporto. São deficientes físicos, mentais e auditivos que estarão competindo em várias modalidades esportivas nesta terça-feira, no ginásio do Sesi, Estádio Aluízio Ferreira, Circulo Militar, Win Academia e Faculdade Integrada de Porto Velho (FIP).
*A abertura do evento ocorre às 16 horas desta terça-feira no ginásio do Sesi, com a participação das equipes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Sociedade dos Amigos dos Deficientes Físicos (Sadef), Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), Vida Ativa Esporte Clube, Sociedade Pestalozzi, Centro de Ensino Especial (Cene), Escola Dentro d’Àgua, Escola Vinte e Um de Abril, Escola Padre Chiquinho e Escola Major Guapindaia.
*As equipes locais estarão participando das seguintes modalidades: basquete, natação, futsal, tênis de mesa, bocha e halterofilismo. Paralelamente ao II Paraporto, estarão sendo desenvolvidas as atividades do Regional Norte de Basquete em Cadeira de Rodas, com a presença de delegações do Amapá, Pará e Amazonas. A Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas enviou árbitro internacional para preparar os juízes locais e um especialista na seleção de atletas pelo grau de deficiência que atuarão nos dois eventos. A rigor, estas competições são o início da preparação para os Jogos Panamericanos da categoria que deverão ocorrer em 2007, no Rio de Janeiro.
*“Iniciativas como esta só vêm ratificar o propósito do prefeito Roberto Sobrinho de dar oportunidade de inserção à pessoas especiais na prática de um esporte. Pois é fundamental que se crie opções também para esse contingente, como forma de sociabilizar e quebrar preconceitos”, ressalta Manoel Ezídio, secretário municipal de Esportes e Lazer.