Em cerimônia realizada na noite de terça-feira (03), dia em que se comemorou a ?liberdade de expressão?, no Salão Nobre da FARO (Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia) foi lançado o projeto ?Livro de Ouro?, da primeira turma de jornal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Organizada pela turma de jornalismo 1, 2 e 3, e tendo como mestres de cerimônias os acadêmicos Wanderley Corrêa e Catiane Damas, a solenidade contou com presenças ilustres figuras na mesa do cerimonial: Sebastião Pinto, diretor geral da FARO, Anderson Eloy, coordenador dos cursos de Comunicação Social, Odair Cordeiro, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Porto Velho, Luiz Carlos Venceslau, secretário titular da SECEL, Marcos Gruztmacher, presidente do SINJOR (Sindicato de Jornalistas do Estado de Rondônia) e Irani de Lima, que representou o secretário titular da SEDUC, César Licório.
*O evento foi aberto com o hino do Estado de Rondônia e depois o diretor geral da FARO, Sebastião Pinto, falou sobre a importância do ?Livro do Ouro? e do pioneirismo do curso de jornalismo dentro da instituição.
*Em seguida foi apresentado no datashow slide com fotos da turma de jornalismo em diversos períodos, enquanto era feita a leitura sobre a expectativa dos acadêmicos no mercado de trabalho e reflexões sobre a profissão de jornalista, em relação a postura ética e a sua posição como prestador de serviço social.
*Na ocasião foi feito o lançamento também do blog ?Poronga ? Livro de Ouro? e da capa do livro. Um vídeo mostrou alguns dos momentos da imprensa brasileira, em cima dos trabalhos de áudio-visual já realizados pela turma. Enquanto a locução, feita pela acadêmica Rafaela Schuindt (integrante da Comissão de Formatura), falava dos sonhos num momento de reflexão.
*Os convidados da mesa do cerimonial manifestaram agradecimentos e destacaram o desprendimento da turma de jornalismo em relação ao evento; a importância dos novos profissionais que se formarão esse ano e a ocupação no mercado de trabalho. Odair Cordeiro, chefe de gabinete, ex-acadêmico do curso de jornalismo, onde estudou no primeiro período com a Turma 1, lembrou com saudade da sua participação e destacou a função social do jornalista, inclusive dando ênfase a uma manchete do jornal Alto Madeira, ?Sem imprensa não existe democracia?.
*O presidente do SINJOR, Marcos Gruztmacher, lembrou das dificuldades da profissão no mercado de trabalho e criticou o fato das faculdades não terem aberto oportunidade aos profissionais que já estão há mais tempo nas redações e atuam com provisórios diante da Lei.
*O secretário Luiz Carlos Venceslau fez o discurso mais emocionado da noite, ao lembrar da vida do pai, que foi jornalista. Ele ressaltou com emoção a coragem dos jornalistas e o sacrifício da profissão, que mesmo sendo mal remunerada, ainda assim conta com a paixão de seus militantes, que não medem esforços para estar onde for preciso e levar a informação ao público.
*O coordenador Anderson Eloy, falou do pioneirismo do curso, da suas benesses junto ao mercado, mas também ressaltou da luta diária do jornalista contra a manipulação de informações, que seja para agradar um ou outro patrão, e apontou a ética como principal referência da profissão.
*No encerramento da solenidade, a turma foi informada que a FARO, através do seu diretor Sebastião Pinto, já havia adquirido 30 livros do ?Livro de Ouro?. Em seguida, nominalmente, os acadêmicos foram chamados para frente da mesa, apresentados como os mais futuros jornalistas com formação acadêmica do Estado de Rondônia, a Primeira Turma.
*Logo após as fotos oficiais, todos foram convidados para um coquetel.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!