O prefeito Roberto Sobrinho garantiu ontem (27), durante audiência pública na Assembléia Legislativa, a doação de área da prefeitura para a construção de prédio e benfeitorias da Escola Tecnológica Federal (ETF), a ser implantada breve em Porto Velho.
*A ETF será uma autarquia federal e, por ser autarquia, terá que ser criada por lei. O projeto de lei, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), deverá chegar nos próximos dias ao Congresso Nacional, por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
*Porto Velho será contemplada com uma das 32 escolas definidas para o país, com investimento previsto na área física de R$ 3,2 milhões, o que será fundamental para formação de mão de obra qualificada, enfatizou a senadora Fátima Cleide.
*Roberto Sobrinho, por sua vez, salientou que a exposição sobre o assunto, feita por Eliezer Moreira Pacheco e Gleisson Cardoso Rubi, ambos do MEC, dá a dimensão exata da preocupação do presidente Lula com a matéria. O plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem sentido amplo de inclusão social, tanto educacional quanto de qualificação de mão de obra.
*Porto Velho tem uma perspectiva excelente na área energética com a construção de duas usinas no Madeira e o gasoduto de Urucum. A conseqüência imediata é a geração de empregos. Neste particular a ETF se encaixa perfeitamente, inclusive a doação de área da prefeitura que terá ensino gratuito.
*A audiência pública presidida pelo deputado estadual Nereu Klosinski contou com a presença do deputado federal Eduardo Valverde, vereador José Wildes, sindicalista Itamar Ferreira dos Santos e representantes da sociedade civil organizada.