Rede Globo solicita avaliação de magistrado rondoniense sobre projeto “Amigos da Escola”
*A Rede Globo solicitou que o magistrado Raduan Miguel Filho, titular da 3ª Vara de Família, indicado pela Ameron (Associação dos Magistrados de Rondônia) na parceria Amigos da Escola - AMB para participar do 1º dia Temático - Cidadania e Democracia, em 31 de março de 2006, avaliasse as atividades desenvolvidas.
*Raduan Miguel Filho proferiu palestra sobre o Exercício da Cidadania perante a Democracia com a participação do juiz Daniel Ribeiro Lagos (da 3ª Vara Criminal). Cerca de 200 estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Petrônio Barcelos, em Porto Velho, acompanharam a palestra. Confira a avaliação feita pelo juiz Raduan:
*Rede Globo - Como avalia essa parceria?
*Raduan - Com tal parceria, os alunos puderam ter contato com assuntos então muito
distante do dia a dia dos bancos escolares e da discussão sorverem
conhecimentos outros que possibilitou resposta a muitas dúvidas que
demonstraram possuir relacionados à cidadania e o exercício pleno desta.
A nossa condição de magistrado traz credibilidade ao discurso proposto
que além de levar conhecimento diferenciado aos alunos da escola pública,
ainda permite uma aproximação muito saudável entre o judiciário e jovens
cidadãos, desmistificando falso endeusamento.
*Rede Globo - Qual foi sua percepção deste evento?
*Raduan - Os alunos que constituíram em nosso público alvo demonstraram
incomensurável interesse ao assunto, inclusive da forma em que foi abordado
e lhes exposto. A sede de conhecimento demonstrada pelos alunos ainda
permitiu abordagem de outros assuntos hodiernos e objeto da mídia atual. Por fim penso que foi e sempre será deveras importante que ocorram
parcerias como esta, que devem ser perpetuadas porque só trazem melhorias ao
ensino no Brasil.
*
Sobre a palestra
* A palestra, proferida no dia 31 de março de 2006, teve como enfoque o exercício da cidadania perante a democracia. O juiz Raduan Miguel introduziu o tema durante 15 minutos sendo o restante da palestra conduzida por perguntas feitas pelos alunos e respondidas com a preocupação de manter uma comunicação direta e simples.
*Segundo o magistrado, os pontos fortes dos assuntos tratados foram os relacionados a eleições, como denunciar um crime eleitoral e desvios e desmandos na educação. Também foi estimulada a participação política através da inscrição eleitoral e obtenção do título de eleitor (a partir dos 16 anos de idade).
*O magistrado Daniel Lagos considerou positiva a experiência de falar para um público de jovens estudantes que ouviram tudo com atenção. Surpreendeu-se com as perguntas dos jovens que deixarem transparecer suas posições críticas, através de questionamentos sobre corrupção e julgamentos políticos baseando-se em fatos como o mensalão.
*O objetivo da palestra foi contribuir para o fortalecimento da escola pública de educação básica por meio do trabalho voluntário e da ação de instituições e empresas comprometidas com a implementação de uma educação de qualidade. “Esperamos estabelecer contatos mais freqüentes e contar com uma maior participação de lideranças em discussões levadas à população” relatou o magistrado Daniel Lagos.