* Nesta última semana, a Ceron ligou a energia elétrica em mais quatro localidades no interior de Rondônia. Através do Programa Luz Para Todos, mais 163 famílias receberam em suas propriedades a ligação da energia elétrica até os domicílios gratuita e com a instalação de três pontos de luz e duas tomadas.
* A Ceron começou as ligações na terça-feira, dia 7, no Projeto de Assentamento (PA) Bela Vista, em Presidente Médici, onde foram ligadas 44 propriedades rurais. Na quinta-feira, mais 27 famílias, desta vez na Linha C-95, em Alto Paraíso. No dia seguinte foi a vez do PA Jaru-Aru, em Tarilândia, distrito de Jaru. Lá foram 31 famílias beneficiadas. No domingo, dia 12, 65 famílias do PA Margarida Alves, em Nova União, tiveram a energia elétrica ligada pela Ceron.
* De acordo com o diretor-técnico da Ceron, Inácio Azevedo, foram investidos nestas quatro obras R$ 929.100 dos mais de R$ 90 milhões contratados pela empresa para atender ao Luz para Todos em Rondônia. Nesta primeira fase do programa serão atendidas 15.500 famílias. O projeto da segunda etapa do LPT já foi enviado à Eletrobrás e ao Ministério das Minas e Energia, com a previsão de atender a mais de 12 mil famílias, chegando a quase 100% da zona rural do Estado.
*Energia e inclusão - O mapa da exclusão elétrica no país revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural.
* Por isso, o objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilitará a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.
* O programa Luz para Todos tem o objetivo de levar energia elétrica para 10 milhões de pessoas do meio rural em todo o país até 2008.