Parceria busca desenvolver o esporte de alto rendimento dos dois países
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fechou um convênio com o Conselho de Esporte do Japão visando uma parceria em prol do desenvolvimento do esporte de alto rendimento dos dois países. Segundo o acordo, ambas as entidades se comprometem a promover, periodicamente, campings de treinamento e competições entre atletas brasileiros e japoneses. Além disso, a parceria visa à troca de conhecimento e experiências em programa de identificação de talentos e no desenvolvimento de centro de treinamento.
Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB, Yoshinari Takatani, vice-presidente do Conselho de Esporte do Japão, Yoriko Noguchi, diretora de relações internacionais, e Takahiro Waku, diretor do departamento de informações do Conselho, estiveram presentes na sede do COB para a assinatura do convênio.
“Este é mais um importante acordo de cooperação que o COB acerta visando ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro. Em troca de ajuda na operação deles para os Jogos Olímpicos Rio 2016, vamos promover intercâmbios na área de ciência do esporte, tecnológica, conhecimento em centro de treinamento, além de buscarmos utilizar instalações no Japão”, destacou Marcus Vinicius Freire.
O Conselho de Esporte do Japão é o órgão que controla o Centro de Treinamento Nacional do Japão, um dos mais completos do mundo, e o Instituto Japonês de Ciências do Esporte. Com o convênio, as duas entidades vão desenvolver parcerias para a troca conhecimento na área técnica através da criação de um calendário de oportunidades. Um dos focos do convênio será a realização de workshops anuais até 2016, englobando a área de medicina e ciência esportiva, capacitação dos técnicos e preparação para os Jogos Olímpicos de 2016.
“O Brasil é um país que sempre teve uma relação muito próxima ao Japão. Temos uma longa histórica de cooperação internacional nas mais diversas áreas, como economia, política e cultura. Com o crescimento econômico do Brasil, a relação entre os países se tornou mais forte. Agora, ficamos muito orgulhosos em selar essa parceria no campo esportivo com o objetivo de desenvolver o esporte de elite em ambos os países”, frisou Yoshinari Takatani, vice-presidente do Conselho de Esporte do Japão.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!