Levantamento aponta cenários com disputa acirrada entre Sílvia Cristina, Marcos Rocha, Fernando Máximo, Marcos Rogério e Confúcio Moura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma pesquisa prévia sobre as eleições de 2026 em Rondônia, realizada pelo IHPEC – Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação, foi feita entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2025 e divulgada com exclusividade pelo portal Rondoniaovivo. Este é o último levantamento do instituto neste ano com foco no cenário eleitoral estadual.
O estudo ouviu 1.506 eleitores em todo o estado, por meio de amostragem sistemática e estratificada. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa simulou dois cenários distintos para a disputa ao Governo de Rondônia, considerando a possibilidade de Marcos Rogério ou Fernando Máximo concorrerem ao Executivo estadual. Ambos aparecem como possíveis candidatos tanto ao governo quanto ao Senado, o que levou o instituto a trabalhar com diferentes configurações também para a corrida senatorial.
A pesquisa também avaliou a disputa ao Senado Federal, considerando o fato de que o eleitor poderá votar em dois candidatos. Foram feitas duas simulações, ponderando primeiro e segundo votos.
Na Simulação 1, os percentuais ficaram distribuídos da seguinte forma:

Na Simulação 2, com a entrada de Marcos Rogério no cenário do Senado, os números foram:
.jpeg)
Divulgação sem análise
Tanto o IHPEC quanto o portal Rondoniaovivo optaram, neste momento, por não apresentar análises ou interpretações dos dados. A proposta é disponibilizar os números de forma objetiva, permitindo que os leitores tirem suas próprias conclusões. Em uma etapa posterior, colunistas do portal deverão comentar os resultados e os cenários apontados pela pesquisa.
Os dados reforçam que, a pouco mais de um ano do início oficial do processo eleitoral, o cenário em Rondônia ainda está em formação, com alto índice de indecisos e múltiplas possibilidades de configuração tanto para o Governo do Estado quanto para o Senado Federal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!