Começou na manhã deste sábado (3) o maior rally do mundo, o Dakar, que este ano tem a Argentina e o Chile como solo para os 904 competidores, divididos em 235 motos, 194 carros, 84 caminhões e 29 quadriciclos.
Após três décadas de existência, o Dakar saiu das terras africanas para fazer esta, que é a 30ª edição, na América do Sul graças a ameaças terroristas vindas da Mauritânia que fizeram a edição de 2008 da prova ser cancelada. E o que era para ser apenas um “escape” virou algo temporário para a organização da prova, que confirmou o Dakar em solo sul-americano até 2011, com a chance de em 2010 o Brasil receber algumas especiais.
Este ano serão 9.574 quilômetros percorridos em 15 especiais, sendo 3.922 quilômetros de deslocamentos e 5.652 quilômetros de trechos cronometrados. A prova largou e irá terminar na capital argentina de Buenos Aires. Da largada, os pilotos partirão pelos pampas argentinos até a Patagônia e depois pegam os rumos do oeste cruzando a Cordilheira dos Andes e chegando ao Chile.
Em Valparaíso, no Chile, haverá um dia de descanso, e depois segue para o Deserto do Atacama, considerado o mais seco e árido do planeta. Os competidores irão passar por algumas especiais em Copiapó, o “coração” do Atacama. A volta para Buenos Aires será pela rota noroeste, passando ainda por Córdoba.
LARGADA
O piloto rondoniense João Tagino largou com o numeral 201, na categoria Super Production logo no inicio da manhã deste sábado. Esta primeira etapa será disputada entre Buenos Aires e a cidade de Santa Rosa, ao sul da capital Argentina. O deslocamento inicial até o ponto de largada da Especial de Velocidade é de 196 km, onde tem inicio os primeiros 371 km de acelerador “enrolado”, com “Top Speed” que podem chegar aos 210km/h.
Ao final da Especial, mais 166 km até Santa Rosa, onde acontece o primeiro pernoite.Ao final do dia, os pilotos terão percorridos 733 km.
APOIO
João Tagino participa do Dakar 2009 com o patrocínio do Governo do Estado de Rondônia, Rondoservice, Rondobras, Star Motos, Rodão Motos, Rondomotos, Deputado Valdivino Tucura, Federais do Barro, Construtora Vanvera, Assembléia Legislativa de Rondônia, Argamassa Argamaxi, Index Informática, Faculdade de Porto Velho, Socibra e Academia Win.