O primeiro dia de Rally Internacional dos Sertões, no trecho de 590km entre Goiânia e Minaçu teve obstáculos naturais de extrema dificuldade de transposição, o que levou alguns pilotos a apelidar a prova de “Enduro dos Sertões”. O TE – Teste Especial começou na cidade de Padre Bernardo (GO) às 10h. No início, a Especial foi de alta, com muitas lombas ( saltos) e erosões em estradas sinuosas, passando por fazendas com muitos colchetes, porteiras e mata-burros.
Na referência 275,66, teve início o primeiro Trial, numa subida de serra com muitas pedras e erosões. Os pilotos seguiram sobre a serra, com muitos abismos , o que levou os participantes a redobrarem a atenção na navegação do roteiro. No KM 307,78, na travessia do rio Bagagem, pedras grandes e lisas dificultaram a passagem dos pilotos. Muitos caíram e as motos “beberam” água.
Daí em diante, a prova seguiu muito rápida, até o novo trecho de Trial no KM 483, onde uma nova subida de serra testou a resistência dos pilotos e suas máquinas. Após a descida desta área montanhosa, a especial ficou mais solta, passando por fazendas, até entrarem numa estrada principal, tipo estradão, onde as equipes puderam chegar aos limites de velocidade impostos pela direção de prova. A chegada foi na cidade de Minaçu (GO), que tem na mineração sua principal riqueza. O parque fechado foi montado no Parque do Sol, no lago artificial da represa do rio Tocantins.
RONDÔNIA
O piloto João Tagino # 23, foi o primeiro da equipe na categoria motos do Rondônia Rally Team a chegar em Minaçu. Tagino que é o atual vice líder do Brasileiro de Rally fez uma boa especial e ficou com na 29ª colocação na geral. Na sua categoria, a Maraton até 450cc, o rondoniense ficou na terceira posição, colocando-se entre os favoritos da competição internacional. Na sua frente ficaram Leonardo Ferrero, terceiro colocado no Rally dos Sertões 2006 e o atual campeão do Sertões, Joel Marin. Menos de 15 minutos separam Tagino de Leonardo.
Marcos Rainho #26 também conseguiu completar os 590km dentro do limite de tempo imposto pela direção de prova. Maguis Humberto # 26 chegou no inicio da noite. Marcelo Tomé, piloto da moto 31 teve uma pane elétrica faltando menos de 40km para chegar em Minaçu.
CARROS
A dupla rondoniense Julio Bonache e Eduardo Galli, pilotos da super production também fizeram um excelente primeiro dia de prova. Minutos antes da largada, a L200RS apresentou problema na turbina e na mangueira do filtro de ar. Os mecânicos da Autos e Rallis, equipe que dá apoio ao carro da equipe fizeram os reparos em tempo recorde. A equipe rondoniense conseguiu se apresentar ao diretor de prova no horário e disparou para a especial. Durante o teste, os rondonienses conseguiram ultrapassar vários oponentes, classificando entre os primeiros do dia.
Segundo Eduardo Galli , navegador da equipe, a aferição estava perfeita e as dificuldades do trajeto são inerentes a uma etapa do Mundial. “Não saímos do roteiro, não se perdemos.Terminamos a especial dentro do tempo previsto, coisa que poucos fizeram” afirmou Galli.
De acordo com Eduardo, o stress pré largada já passou e agora é só manter a concentração para “completarmos a prova, chegando a Salvador, objetivo principal de nossa participação”.
FESTA
A população de Minaçu lotou o parque fechado. O Box da equipe rondoniense foi muito visitado, com os atletas de Rondônia sendo saudados pelas crianças, que pediam autógrafos aos atletas e fotos ao lados das motos e carro do Rondônia Rally Team. Um grande material promocional da equipe foi distribuido para a comunidade.
PALMAS
Nesta sexta-feira, a prova começa ás 6h30 ( horário de Brasília )com uma especial de 392km entre Minaçu e Palmas (TO). O percurso total do dia será de 683km.
APOIO
A equipe rondoniense tem o apoio dos Colchões Sulflex, Difrinorte Sadia, Rondoforms Gráfica e Editora, Gaby Cosméticos, NDA, Rondoservice, Gráfica Exata, Danone, Governo de Rondônia, Real Norte, Fatec, Casa de Carne Paulista, LF Imports – concessionária Mitsubishi e do jornal Rondoniaovivo.