MOTOCROSS - Marco Túlio é o campeão da terceira etapa - Confira resultado oficial e fotos
O piloto Marco Túlio ( Rodão Motos / Honda) foi o grande campeão da 3ª etapa do campeonato estadual de Motocross, realizada neste final de semana em Porto Velho. Túlio venceu as duas baterias da MX2/3 de ponta a ponta. Riderson Carlos ( Recol Motors/ AC e Bingool Motos /RO) ficou na segunda colocação, mas garantiu um show de manobras e técnica para o grande público presente na pista do parque de exposições da capital
A largada foi dada ás 13h30, debaixo de sol forte, logo após a execução do Hino Nacional. Oito baterias de 20 minutos foram disputadas em cinco categorias: Mx2, Mx3, F230, Mirim ( motos 50 cc, 60cc e 65cc) e Nacional.
NACIONAL
A primeira categoria a entrar na pista foi a Nacional, com 17 pilotos inscritos. A festa ficou por conta de Vitinho # 99 (Honda Aguia), aniversariante do dia, que levou o troféu de primeiro colocado como presente pela tocada consciente. O jovem de Cacoal acelerou forte e terminou as duas baterias em primeiro, garantindo assim, seu lugar no ponto mais alto do pódium. Nesta categoria, destaque para a volta de Fernando dos Anjos # 13 ( Colorpress, Nove Representações) as competições. Fernando que atualmente reside em Mirante da Serra foi o precursor do Motocross em Porto Velho, começando a correr em 1981, quando acumulou diversos títulos. Dos Anjos também foi o presidente do Cross Clube da capital.
RESULTADO DA CATEGORIA NACIONAL
1 - #99 – Vitinho – Honda Águia
2 - #17 – Sandoval Doroca – Recol Motors Yamaha (AC)
3 – #714 - Daniel Chuva
4 - #88 – Eduardo Barriga – Rondomotos / Deputado Tiziu – Ariquemes
5 - #8 – Paulo Adriano – prefeitura de Acrelândia (AC), Moto Sport
6 - #13 – Fernando dos Anjos – Colorpress, Nove Representação (Mirante da Serra)
7 - #390 – Mizael – Ellen Motos / Leal Motos – Vista Alegre
8 - #800 – Cheri - Sport Motos / Gra Motos – Porto Velho
9 - #212 – Icaro Ferracini– Dr Carlos Alencar/ Ultrasonografia – Porto Velho
10 - #44 – Luiz Claudio – Supercross
MIRIM
Na Mirim, seis garotos foram inscritos pelos pais para a categoria “berço” do MX, onde se revelou grandes nomes do Motocross nacional. O líder do campeonato, Gabriel Caian #1( Auto Posto Ferrari) de Jaru, mostrou porque é o atual campeão da 65cc. Apesar da pouca idade, Caian possui uma tocada de “veterano”, sabendo dosar emoção e vontade, dualidade difícil de agregar nos jovens pilotos.
Na segunda bateria, Gabriel caiu numa curva fechada ao lado do salto principal. Socorrido pela sua equipe técnica, constatou-se que o manete de embreagem da sua KTM 65cc tinha se quebrado. Com um empurrãozinho, sua moto entrou em movimento e o garoto terminou a prova trocando as marchas no “tempo”. Quem se deu bem na história foi o piloto Marcos Paulo #20 (Central Motos – Ariquemes) que ficou em primeiro colocado na etapa portovelhense. Em terceiro subiu ao pódium, o irmão caçula do “show man” Riderson Carlos, o pequeno Ricksom # 80 (Bingool Motos/Yamaha ( PVH) e Recol Motors (AC), que deve seguir o caminho do irmão nas competições.
Quem roubou a cena foi o garoto Gustavo Alecrim # 8 (Galego Motos – Porto Velho) ao participar da categoria mirim com uma pequena 50cc. O pequeno piloto de sete anos deu um passeio na pista, com sua “motoquinha” de baixa cilindrada. Suas “empinadas” na frente da arquibancada levou o público presente a aplaudi-lo em pé. Como disse, Itamar - locutor oficial da FMR , “É assim que começa....”
RESULTADO CATEGORIA 65 CC
1 - # 20 – Marcos Paulo – Central Motos – Ariquemes
2 - # 1 – Gabriel Caian - Ferrari Auto Posto - Jaru
3 - # 80 – Ricksom – Bingool Motos/Yamaha ( PVH) e Recol Motors (AC)
4 - # 149 – Lucas Amaral Bizarello – Porto Velho
5 - # 191 – Diego (Dimenor) – Adelmo Motos, Dex Informatica, Colégio Objetivo – Porto Velho
6 - #8 – Gustavo Alecrim – galego Motos – Porto Velho
F230
Na F230, poucos pilotos atenderam o chamado da FMR para participar da etapa. Apenas seis atletas se inscreveram na categoria, que teve como campeão o piloto Candido # 93 ( Canopus Motos/Farol Faculdade). Os veteranos Tales Rodrigues # 63 ( Rondomotos / deputado Tiziu) e Evandro Buciolli # 27 (Cometa Motocenter / Perfil Lubrificantes, Posto Amaral – Ji Paraná) ficaram respectivamente com a segunda e terceira posição.
RESULTADO CATEGORIA F 230
1 - # 93 - Candido – Canopus Motos/ Farol Faculdade
2 - # 63 – Tales Rodrigues – Rondomotos / deputado Tiziu – Ariquemes
3 - # 27 – Evandro Buciolli – Cometa Motocenter / Perfil Lubrificantes, Posto Amaral – Ji Paraná
4- # 99 – Vitinho – Honda Águia
5 - # 12 - Alex - Prefeitura Municipal de Acrelândia (AC)
6 - #212 – Icaro – Dr Carlos Alencar/ Ultrasonografia – Porto Velho
MX 2 E 3
As categorias principais, MX2 e MX3, largaram juntas, formando um “gate” de 18 motos recheado com grandes nomes do motociclismo rondoniense e acreano, entre eles Marco Túlio # 990 , Riderson Carlos # 1, Hugo Amaral # 57, Everson Carlos # 304, Adelmo Dias # 91, Elias Marinho # 95, Jean Carlos # 81 e o jovem de 12 anos, Diego “Dimenor” # 191, que compete em pé de igualdade junto com os “grandões”
Marco Tulio # 990 ( Rodão Motos / Honda) em excelente fase na sua carreira de piloto profissional fez uma prova sem ser incomodado pelos demais. Na segunda bateria chegou a colocar mais de meia pista de vantagem sobre o segundo colocado, Riderson Carlos # 1 ( Recol Motors e Bingool Motos / Yamaha0. O atual bi-campeão acreano ficou na segunda colocação. Riderson recupera-se de uma fratura no pulso e de acordo com o mesmo, com dores no local, não conseguiu manter o ritmo forte do inicio da prova. O especialista em “Free Style” fez um show a parte para o público, realizando diversas manobras com sua Yamaha 250cc. Destaques para Hugo Amaral e Everson de Cacoal, pilotos jovens e com futuro promissor na modalidade.
Márcio Frari # 16 ( Tok Eletronico), assim como Fernando dos Anjos da categoria Nacional, também está de volta ás pistas rondonienses depois de alguns anos parado. Márcio fez uma prova de regularidade e ficou com a sexta colocação, mostrando que a experiência conta mais que a força física.
RESULTADO MX2 E MX3
1 - # 990 – Marco Tulio – Rodão Motos / Honda
2 - # 1 – Riderson Carlos – Bingool Motos/Yamaha ( PVH) e Recol Motors (AC)
3 - # 304 – Everson – Ciclo Cairu / Postos São José – Cacoal
4 - # 95 – Elias Marinho – Champion Motos / Gra Motos – Porto Velho
5 - # 91 – Adelmo Dias – Rondoservice/ Dex Informática, Colégio Objetivo
6 - # 16 – Márcio Frari – Tok Eletrônico – Porto Velho
7 - # 11 – Niderval Amaral – Bateria Zetec – Rical – Ji Paraná
8 - # 57 – Hugo Amaral – Master Motos / Honda e Colorpress – Porto Velho
9 - # 626 – Vinicius – Gra Motos / Sport Motos – Porto Velho
10 - # 149 – Douglas Amaral – Bizarello – Porto Velho
BIKERS
Ciclistas praticantes do “dirt style” aproveitaram a festa e mostraram para o público presente diversas manobras radicais num salto construído pelos organizadores da prova. O conhecido “back flip”, onde o piloto dá um giro de 360 graus no ar foi executado com sucesso pelos “bikers”. A galera portovelhense vai estar presente no Latino Americano em Ouro Preto do Oeste no dia 20 de julho, quando acontece um campeonato da modalidade.
ORGANIZAÇÃO
Saulo Giordane, Aparício Paixão e João Tagino, organizadores da 3ª etapa do estadual de Motocross em Porto Velho foram unânimes em declarar o sucesso do evento, seja em participação de pilotos e público. Tagino destacou o esforço para realizar eventos esportivos de grande porte na capital, afirmando que o motocross na capital é um ds esportes com mais aficcionados.
Aparicio Paixão destacou o apoio dos patrocinadores e colaboradores, sem os quais não é possível realizar um evento desta magnitude, declarando ainda que o apoio irrestrito da FMR – Federação de Motociclismo de Rondônia, que conta com uma equipe de técnicos especializados no esporte e que dão o suporte técnico para os clubes municipais é digno de aplauso.
PATROCINIO
A 3ª etapa do estadual de Motocross teve o patrocínio da Ford Mega Veículos, Mobil – Lubrinorte, Rondobras Centro Automotivo e do Rodão Motos, concessionária Honda. O apoio foi da Color Press, Cerveja Skol, ASW, Prefeitura de Porto Velho, Promove Brindes e Governo do Estado de Rondônia. A realização do Rally Clube de Porto Velho, numa parceria com a Amazônia Adventure, e supervisão da FMR – Federação de Motociclismo de Rondônia.