Com as mudanças ocorridas, o motódromo ficou bem travado, a seqüência de obstáculos cuidadosamente colocados ao longo dos 1.680 metros, tornou a pista de Espigão altamente seletiva.
Seguindo as normais internacionais da Unión Latina de MotoCross (ULM), o motódromo Francisco Romeu Melhorança, em Espigão do Oeste, recebeu inovações para que a pista seja homologada para a prova do Latino Americano. Os trabalhos de reformulação de todo o traçado estiveram a cargo de Sebastião Gouvêa, que é o responsável pela construção das pistas do brasileiro de MX.
Com as mudanças ocorridas, o motódromo ficou bem travado, a seqüência de obstáculos cuidadosamente colocados ao longo dos 1.680 metros, tornou a pista de Espigão altamente seletiva. Outra exigência que tambem será cumpria pela Federação de Motociclismo de Rondônia (FMR), será a colocação de uma camada fina de areia na extensão da pista, esse procedimento tem como objetivo dar aos pilotos uma maior segurança durante a pilotagem.
Todo o caderno de exigências para a realização da prova está sendo cumprido pela Federação, inclusive os box foram reformados e ganharam novas instalações para acomodar as 40 equipes que irão participar da prova.
A FMR juntamente com o Cross Clube de Espigão do Oeste trabalham em rítmo acelerado para deixar tudo pronto para a pista seja homologada pelos fiscais da ULM que estarão visitando o local.
O presidente do Cross Clube de Espigão do Oeste, José Sampaio Leite “Espeto”, confirmou que todo o trabalho será realizado em tempo hábil para as vistorias dos órgãos competentes. “Por ser uma prova internacional, existem várias providencias que devem ser tomadas, mas estamos dentro do cronograma previsto e tudo caminha perfeitamente bem”, informou Espeto.
O presidente da FMR, Reinaldo Selhorst, que participou da etapa de abertura do Latino Americano realizada nos dias 29/30, na cidade de Cuenca no Equador, também se mostrou tranqüilo com o andamento das obras para a realização da II Etapa do Latino. Com a experiência de coordenar a realização de várias etapas do Latino Americano ao longo do tempo, Reinaldo Selhorst finalizou que “hoje a Federação conta com uma equipe competente e com bastante experiência na realização de grandes eventos por isso estamos tranqüilos, pois tudo está acontecendo dentro do que foi programado”.