A obra “Rondônia: Afetividade poética do lugar”, de autoria de Ederson Lauri, será lançado de forma virtual nas redes da Unir
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O afeto te move? Quantas geografias percorrem o seu lugar de afeto? “Rondônia: Afetividade poética do lugar”, é o nome do livro que será lançado no próximo dia 29 de forma virtual nas redes sociais (Youtube e Facebook) da Universidade Federal de Rondônia (@unir.rondonia), no Laboratório de Narrativas Visuais (@labnavi__unir).
A publicação é resultado de um trabalho extenso produzido pelo professor Ederson Lauri ao longo de 10 anos de pesquisa, em distintas regiões do estado de Rondônia, Sul do Amazonas e Mato Grosso.O foco da produção é demonstrar o espaço afetivo dos povos amazônicos com o seu lugar de vivência, cultura e identidade.
As fotografias mostram a relação direta do meio ambiente com a preservação da vida e dos ecossistemas de povos indígenas, extrativistas e população camponesa. De modo sensível e poético, a produção capta expressões, movimentos, cuidados, partilhas e uma infinidade de vivências e fazeres dos povos, sendo parte significativa habitantes do Norte do Brasil.
Para o autor do livro, a produção mostra como o pertencimento ao lugar é essencial para criar um elo entre fotografado(a) e fotógrafo(a) “Cada história contada por trás das fotografias evidencia formas de se relacionar com o ambiente e todo o conhecimento produzido dessa conformação, de forma a valorizar a cultura e identidade de Rondônia”, enfatiza o professor.
A produção recebeu financiamentoda Lei nº14.017/2020 - LEI ALDIR BLANC em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, por intermédio do Laboratório de Narrativas Visuais. Além da difusão virtual, o material terá a tiragem de 500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em centros de ensino público, bibliotecas e comunidades tradicionais e periféricas de Rondônia.
Contato
Tainá Aragão
Contato: (61) 98316-3755
E-mail: tainaalmar@gmail.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!