A dupla ganhou espaço ao trazer canções MPB para a viola caipira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O repertório construído em quase quarenta anos de carreira pela dupla Pena Branca e Xavantinho será revisitado por 20 artistas durante o Festival de Arte Vale da Paraíba, que iniciou nesta quarta e se estende até domingo (10). O evento está sendo on-line.
A dupla caipira iniciou a carreira em 1962, em Minas Gerais. Em 1968, a dupla se mudou para São Paulo, onde conseguiu abrir caminho para o sucesso. “Foram descobertos pela Inezita Barroso. Chamavam ela carinhosamente de madrinha”, comenta a idealizadora do festival, Ivete Nenflidio.
A dupla ganhou espaço ao trazer canções MPB para a viola caipira. Entre as versões mais conhecidas estão Morro Velho, de Milton Nascimento, e Ciúme, de Caetano Veloso.
A cultura popular também era uma influência muito presente no trabalho da dupla.
No último dia, o luthier Luciano Queiroz faz uma oficina sobre a constituição da viola caipira. Ainda no domingo, a programação se expande para além dos violeiros, com grupos de folia de reis, jongo e maracatu.
Como assistir
O festival pode ser assistido AQUI NA PÁGINA DO EVENTO DO FACEBOOK, onde também está disponível a programação completa, ou pelo canal do Festival no YOTUBE
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!