“O público será levado a enxergar o outro com uma nova perspectiva, e com mais sensibilidade”, prevê Josiney, pai de uma criança especial, e nas horas vagas é psicólogo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
"Pais e Mães Incríveis” retornam à cena no IV Simpósio que vai acontecer em Porto Velho no próximo dia 29, no auditório da OAB. Eles são heróis e heroínas de crianças muito especiais! Uns autistas, outros com síndrome de down ou outras limitações neurológicas, mas todos contagiando amor e esperança! Por isso, esses pais são as pessoas mais certas para falar do assunto, já que vivem no dia a dia superações e experiências desafiadoras no cuidado dos filhos.
Os 16 pais e mães que estampam o cartaz como palestrantes do evento, não negariam o “friozinho na barriga”, porém, estão motivados para compartilhar suas vivências e preciosos aprendizados no convívio com suas crianças. E o que eles têm pra falar, vai emocionar e transformar. “O público será levado a enxergar o outro com uma nova perspectiva, e com mais sensibilidade”, prevê Josiney, pai de uma criança especial, e nas horas vagas é psicólogo.
O Flávio, por exemplo, é juiz do Tribunal de Justiça de Rondônia, mas ele vai estar lá falando como o pai do Pedro, de 4 anos, que foi diagnosticado com autismo no segundo semestre de 2017 e gosta de música. Também terá a jornalista Liliane, que já escreveu histórias de tanta gente! E agora, irá contar um pouco da própria história, como mãe de uma criança especial.
A Muriely é fotógrafa e mãe do Heitor, que é autista e gosta de cavalos. Ela vai falar sobre a “montanha russa das emoções” - o que é uma pura realidade na vida dessas mães que enfrentam rotinas intensas e, ao mesmo tempo, as mudanças de fases, que levam a tensão às alturas. Que diga a Imoni, mãe da Juliana, de 12 anos, com deficiência múltipla. Ela vai falar sobre crianças com alimentação por sonda.
A verdade, é que cada pai e cada mãe que subir ao tablado do auditório da OAB para ministrar, será uma autoridade no assunto de luta e desafios diários. E a Regiane vai nos dizer que é o amor que a faz seguir em frente sempre, e até nos momentos mais difíceis, quando pensamos que não iremos resistir. Regiane é a mãe da Clarice, autista, que ama assistir no tablet vídeos de música em inglês.
Esse jornalista também tem o privilégio de ter uma filha autista, a Maria Eduarda, que tem uma mãe incrível, a Eliane. Por isso, escrevo mais com a emoção do que a razão, deslizando pela forma livre, sem dar importância às regras textuais que me privariam dos termos adjetivados e expressões coloquiais que utilizei, na leve tentativa de transmitir sentimentos em palavras.
Serviço
Data: 29 de fevereiro (Sábado)
Horários: das 8 aos meio dia; das 14h às 18h
Local: Auditório da OAB (Rua Paulo Leal, 1.300. Bairro: Nossa Senhora das Graças).
WhatsApp: (69) 9 9262-4488
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!