As escolas e faculdades interessadas em receber os espetáculos devem marcar a data com antecedência
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As escolas da rede pública e particular, assim como as faculdades interessadas em receber os espetáculos produzidos pela Cia de Artes em Movimento, por meio do projeto "O Teatro Vai à Escola", já podem agendar a data para o segundo semestre deste ano. Ver telefone abaixo.
O grupo trabalha com quatro espetáculos "Festa dos Meus Sonhos", "Os Bichos Também Amam", "Cantigadeira" e "É Crime Não Saber Ler". Mais de cinco mil alunos assistiram aos espetáculos no primerio semestre deste ano.
A companhia executa o projeto desde 2009 em Porto Velho. A meta é oferecer a comunidade escolar cultura e entretenimento, além de educar por meio da arte de representar.
Segundo os organizadores, essa iniciativa vem estimulando a apreciação da arte dramática, formando público qualificado para o teatro e ainda incentiva a prática teatral dentro e fora do ambiente escolar.
Sinopse das peças
FESTA DOS MEUS SONHOS
Toda criança sonha em festejar seu aniversário e dar aos amigos uma festa divertida e glamourosa. No castelo da família Barangadeira, príncipe e princesa são gêmeos e aguardam ansiosos por esse dia. Ambos desejam oferecer a todos a festa dos sonhos. Mas será que esse sonho vai se concretizar? Para eles a tão sonhada festa deve acontecer, pois acreditam que sempre fazem por merecer. Festa dos Meus Sonhos é um espetáculo de corpo e bonecos, permeado por músicas e brincadeiras para fazer a alegria da garotada.
OS BICHOS TAMBÉM AMAM
Os Bichos Também Amam, é um espetáculo direcionado ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Tóto). A felicidade dos dois bichinhos é tão grande que acabam unindo outros corações. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração.
CANTIGADEIRA
Com o propósito de resgatar as mais belas cantigas de roda e reviver um passado que se faz presente na memória de muitos, o espetáculo Cantigadeira faz uma viagem no tempo. São estórias contatas e cantadas por três amigos, que recordam a infância feliz que viveram. Recordações estas, que se dão por meio de muitas músicas e brincadeiras. De maneira divertida e com uma linguagem acessível, os personagens interagem e levam o público a cantar junto, mostrando quão felizes foram no tempo de criança, época em que viveram e aprenderam divertidos jogos, brincadeiras e cantigas que foram esquecidas e já não vemos mais nos dias atuais.
É CRIME NÃO SABER LER
Demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos... Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida... Sem o amor de si e de outrem... Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver. O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler.
SERVIÇO/CONTATO
Telefones para contato: (69) 3227-3705 / (69)993086488.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!