Serão exibidos dez filmes e seis animações
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A 16ª Edição do Cineamazônia Itinerante acontece entre os dias 01 a 20 de junho deste ano. O festival percorrerá as comunidades de Cabixi (01/06), Pimenteiras (02/06), Quilombo Pedras Negras (12/06), Quilombo Santo Antônio (14/06), Costa Marques (15/06), Forte Príncipe da Beira (17/06) e Surpresa (20/06).
A mostra contemplará ainda as comunidade ribeirinhas do Rio Guaporé, em Rondônia, com a exibição de curtas metragens. Nos locais de exibição, são montadas as estruturas transformando o espaço público em um grande cinema, com tela e cadeiras para a plateia.
Para esta edição estão programadas as exibições de dez filmes, assim selecionados: Ficção: “Balanceia”, de Thiago Oliveira e Juraci Júnior, de Rondônia; “A Piscina de Caíque” de Raphael Gustavo da Silva, de Goiás; “Crisálida”, de Serginho Melo, de Santa Catarina e “Opala Azul Negão”, de Renné Brasil de Sá, de São Paulo.
Entre as animações estão as cariocas “Miudinho”, de Gordeff e Cláudio Roberto, “O Fim da Fila”, de William Côgo e “Sviaz”, de Diego Akel, Leo Ribeiro, Felipe Thiroux, Adriane Puresa, David Mussel, Anna Thereza Menezes, Alexandre Bersot, Jackson Abacatu e Ronaldo Oliveira.
As animações incluem ainda os goianos, “O Violeiro Fantasma”, de Wesley Rodrigues e “O Bagre de Bolas”, de Luiz Botosso e Thiago Veiga. Fecha a programação o documentário “Xavante, Memória, Cultura e Resistência” de Gilson Costa, de Mato Grosso.
O Cineamazônia
O festival surgiu há 16 anos na Amazônia Brasileira, com o objetivo de realizar a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Visa ainda divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, e a formação de plateia e a consciência sócio ambiental.
A mostra tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!