Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde quando decidi me dedicar a contar histórias de quem brilha na arte de empreender, deparo–me com experiências inspiradoras e apaixonantes.
Um dos traços do perfil empreendedor que mais me inspira é a vocação para se realizar profissionalmente, independentemente da carreira que abraçou.
Porto Velho acaba de entrar no circuito dos grandes espetáculos teatrais, um círculo iniciado neste mês de maio com a apresentação do espetáculo A. M. A. D.A. S protagonizado pela atriz Elizabeth Savala e continua em julho com o show teatral "Ceará Dando as Caras".
Nos bastidores do Teatro Palácio das Artes após o término da apresentação da celebrada artista global descobri que o monólogo abriu essa nova fase das artes cênicas de Rondônia, graças à visão empreendedora da publicitária Ivana Frazão.
Qual o motivo que leva a dona da VIP Comunicação, uma agência consolidada no mercado local, dedicar – se ao fazer teatral, abrindo um novo negócio (D’Boa Produtora) ? “A realização de um sonho”, resume à empreendedora.
Ela reconhece, no entanto, que o seu empreendedorismo não entraria em cena de forma iluminado pelas ribaltas do sucesso, não fosse o apoio dos parceiros ( Faculdade Fimca, Sicoob, PortoCred, Blíndex, Sabenauto, Porto Seguro e Slavieiro).
“Sem pedir e nem ter o apoio de nenhum setor público, considero que fomos vencedores”, vibra Ivana, fazendo questão de dividir os aplausos do reconhecimento com a equipe D’Boa Produtora (Ivanilda, Manoel e Ivanilson) que acreditou no novo empreendimento.
Assim como Ivana Frazão, conheci ao longo da minha imersão pela cultura empreendedora, outros exemplos de empreendedores que depois de fazer e acontecer num nicho de mercado buscam outro setor para continuar sonhando (E realizando!).
Já entrevistei um médico que se formou em medicina para se realizar profissionalmente e abriu um hospital para se sentir um empreendedor no mundo da administração.
O enredo da publicitária, que entra em cena para empreender nas artes, merece aplausos porque seu ímpeto para desbravar um mundo novo revela a sua verve para vencer desafios.
No caso do médico que investiu num hospital para crescer profissionalmente (e financeiramente) é uma decisão natural. No Brasil, o sucateamento da saúde pública colabora para o aumento de pacientes na rede privada.
A estreia de Ivana no setor cultural, entretanto, comprova que somente a força do sonho é capaz de fazer alguém deixar a zona de conforto no lucrativo setor da publicidade para apostar na produção teatral, num País, onde o teatro nem sempre é sinônimo de lucro.
Essa conclusão sobre as dificuldades nos palcos brasileiros é testemunhada por quem tem conhecimento de causa, a exemplo da atriz mais premiada no Brasil, Fernanda Montenegro.
Na maturidade dos seus 87 anos e setenta de carreira, ela é categórica em reconhecer os percalços das artes cênicas no cenário nacional. “O teatro não sustenta mais ninguém. Em termos econômicos morreu faz tempo”.
Mesmo diante de prognósticos como esse, a publicitária – produtora não se intimidou. E mais: Demonstra que veio para escrever o primeiro ato de memoráveis apresentações em Rondônia.
O capricho da produção de A. M. A. D. A S começou na recepção do Teatro, servindo, coquetel ao público e continuou com um glamoroso camarim para Elizabeth Savala, assinado pelo spa urbano Vida Leve.
A estrela fez questão de elogiar publicamente o alto nível da organização. “Nunca me senti tão valorizada como em Porto Velho”, reconheceu a veterana artista, recebendo em seguida das mãos de Ivana um belo buquê, para celebrar a memorável apresentação que chegara ao final.
Diante de tal gesto, a diva dos palcos e das telas assumiu o papel de expectadora para aplaudir merecidamente, Ivana Frazão, a publicitária, cujo empreendedorismo entra em cena mais uma vez, consagrando seu nome na arte de empreender. Aplausos!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!