“Eu tive a ideia de criar essa empresa porque muitos alunos gostam de café, mas só fica disponível na sala dos professores. Então nós pensamos em trazê-lo para atender não só os alunos, mas também os professores e pais que vieram visitar nossa feira, e pe
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Quarenta alunos do ensino médio da Escola Estadual Simon Bolívar, em Guajará-Mirim (RO), participaram durante três meses de uma capacitação promovida pelo Sebrae em parceria com o governo do estado. O resultado foi a Feira do Jovem Empreendedor, realizada no dia 2 de dezembro na quadra da instituição de ensino.
Foi a oportunidade que eles tiveram de pôr em prática tudo o que aprenderam durante a capacitação. Os encontros eram semanais em sala de aula, e eles aprenderam a fazer pesquisa de mercado, estratégias de marketing e, principalmente, a ter noções de empreendedorismo.
O evento faz parte do Programa Despertar, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para promover o empreendedorismo para os jovens alunos da rede pública.
Os estudantes formaram grupos e criaram empresas. Todos optaram pela área gastronômica e, durante a Feira do Jovem Empreendedor, puderam vender os produtos e lucrar.
O grupo da Gabriela Dourado, de 15 anos, montou uma empresa para vender sete tipos de café. Além de atender os estudantes que gostam de cafeína, eles se diferenciaram dos outros grupos, porque criaram uma marca para a empresa, impressa em camisetas e nos copos em que o produto foi servido.
“Eu tive a ideia de criar essa empresa porque muitos alunos gostam de café, mas só fica disponível na sala dos professores. Então nós pensamos em trazê-lo para atender não só os alunos, mas também os professores e pais que vieram visitar nossa feira, e pelo jeito deu muito certo”, explica a aluna.
Um dos tutores das turmas foi o professor Jean Oliveira, que participou de uma capacitação realizada pelo Sebrae em Porto Velho. “A capacitação dos professores foi realizada em julho. Quando apresentamos a ideia aos alunos, a aceitação foi muito grande. Eu confesso que o resultado me impressionou e acredito que temos empreendedores em potencial na escola”, comentou.
O analista do ponto de atendimento do Sebrae em Guajará-Mirim, Dayan Saldanha, disse que o projeto foi feito para despertar nos alunos o espírito empreendedor. “Vi que eles entenderam bem o foco do programa e renderam ótimos projetos. Eles estão preparados para serem futuros empresários e terem atitudes que correspondam à sociedade”, comemorou.
A previsão é que, em 2017, estudantes de outras escolas públicas de Guajará-Mirim sejam capacitados pelo mesmo programa.
Para saber mais informações sobre este e outros projetos do Sebrae para pequenos negócios, acesse www.sebrae.com.br ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!