Músicos de Porto Velho se reúnem para definir colegiado v
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Músicos, produtores culturais e demais profissionais que atuam na área de música em Porto Velho se reúnem na próxima segunda-feira na Escola de Música Jorge Andrade para definir os integrantes do colegiado que escolherá o conselheiro para representar a categoria junto ao Sistema Municipal de Cultura, implantado recentemente na Capital.
A reunião está sendo convocada pela Fundação Iaripuna, responsável por conduzir os trabalhos de formação dos colegiados e por referendar as pré-conferências dos setoriais de cultura na Capital.
De acordo com a cantora e pós-graduada em gestão cultural, Ceiça Farias, o segmento musical de Porto Velho já se reuniu por duas vezes. O primeiro encontro foi realizado no teatro Banzeiros e no último dia 13 de fevereiro, na escola de música Jorge Andrade. Nos dois momentos foi discutida a importância do Sistema Municipal de Cultura e a democratização da escolha do colegiado.
“Nestas primeiras pré-conferências, foi possível debater toda a sistemática de formação do colegiado e principalmente a necessidade de representatividade de todas as categorias que atuam diretamente com a música, como músicos,escolas de música, produtores, técnicos de som e demais profissionais. Além disso, é importante definir que este não é um setorial de MPB, Hip Hop, Rock ou qualquer outro gênero. É uma grupo que representará todas as formas de atuação da categoria”, explica Ceiça Farias, integrante da comissão organizadora das pré-conferências.
Na primeira reunião, que contou com cerca de 26 pessoas, no teatro Banzeiros, também foi esclarecido e aprovado que a formação do colegiado deve ser baseada em ética e sensatez com intuito de priorizar uma representatividade real e não a formação de grupos fechados.
No dia 13 de fevereiro, no entanto, não compareceu um número significativo dos profissionais da música e a comissão provisória do setorial optou por escolher uma nova data para reunir toda a classe para evitar exclusão de qualquer grupo.
“Decidimos em conjunto que seria melhor deixar passar o carnaval para um novo encontro e diálogo sobre o Sistema Municipal de Cultura. Vale lembrar que o sistema tem como “objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes pactuadas com a sociedade civil e demais entes da federação”, comenta a vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão.
Outro ponto destacado pelo representante da Fundação Iaripuna na comissão organizadora, Ricardo Castro, foi que a eleição do colegiado e consequentemente a escolha do conselheiro de música será de grande responsabilidade da classe. “Tanto o colegiado como o conselheiro serão a voz do segmento, com bastante trabalho pela frente na elaboração,acompanhamento da execução,fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura na Capital de Rondônia”, esclarece.
A próxima reunião para definição do colegiado e escolha do conselheiro de música, junto ao Sistema Municipal de Cultura, será no próximo dia 27 de fevereiro (segunda feira) a partir das 19h30, no auditório da escola de música Jorge Andrade.
Maiores informações sobre agenda e também sobre o Sistema Municipal de Cultura podem ser obtidas no site da Prefeitura de Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!