A Magia do barro na Casa de Cultura Ivan Marrocos

A Magia do barro na Casa de Cultura Ivan Marrocos

A Magia do barro na Casa de Cultura Ivan Marrocos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), de 27 de julho a 09 de agosto o espaço Vila Erse da Casa de Cultura Ivan Marrocos vai reunir artesãos e artistas de Porto Velho e de vários municípios do interior para produzir e expor o melhor da confecção de peças em barro dos profissionais rondonienses. O projeto “A Magia do Barro” é uma homenagem ao artista nordestino Mestre Vitalino, um dos maiores artistas populares que utilizou barro e argila para expressar a arte e os costumes de seu povo. Nascido em seis de julho de 1909, esse ano artesãos de todo Brasil comemoram o centenário de nascimento de Mestre Vitalino.

“Teremos aulas gratuitas de técnicas de utilização de argila onde pode participar qualquer pessoa interessada, além de exposição de obras de vários artesãos rondonienses. Mais que uma homenagem ao Mestre Vitalino, esse projeto será uma profunda imersão nas técnicas de uso do barro para assim aprimorar o conhecimento e o trabalho dos artistas rondonienses que utilizam essa matéria prima em suas obras”, comenta Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Com o lema “E Deus tomou o barro com as mãos e fez o homem. E o homem tomou o barro com as mãos e fez a arte”, a proposta do projeto é mostrar a relação do homem com o barro, produto utilizado na confecção de utensílios domésticos, peças decorativas, objetos de arte, na construção civil e em muitos outros setores importantes para o desenvolvimento humano. “Essa relação é algo que transcende todo entendimento. Queremos refletir sobre o papel do barro na vida do homem e produzir peças durante as oficinas”, explicou Geraldo Cruz, diretor da Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Durante as duas semanas de atividades artistas da capital, de Pimenta Bueno, de Buristis e de Ji-Paraná vão se revezar em aulas abertas que funcionarão gratuitamente durante todo o dia.
A argila utilizada nas aulas é uma doação da Associação Cultural de Pimenta Bueno e o projeto tem o apoio do Centro do Menor Salesiano, da Associação Cultural Cuniã, do Projeto Acuda e do Sest/Senat.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS