DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nessa quinta (18) os clássicos “O Terceiro Homem” e “No Calor da noite” – Confira críticas

DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nessa quinta (18) os clássicos “O Terceiro Homem” e “No Calor da noite” – Confira críticas

DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nessa quinta (18) os clássicos “O Terceiro Homem” e “No Calor da noite” – Confira críticas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O canal TCM (Canal 56/Sky - Via a Cabo/Canal 46) prossegue com sua programação especial intitulada: “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”. São exibidos dois filmes por dia, sempre a partir das 22h00 (horário de Brasília) – aqui em Rondônia, em vista do horário de verão, a programação tem início às 20h00 -. Nessa quinta-feira (18) o clássico drama noir “O Terceiro Homem” e o ótimo “No Calor da noite” são as atrações.

Confira matéria anterior clicando AQUI.

O TERCEIRO HOMEM – Por Humberto Oliveira
Reza a lenda que o verdadeiro diretor de O terceiro homem (The thirth man, 1949) é Orson Welles, na ocasião convidado para interpretar o misterioso Harry Lime, mas que durante as filmagens teria dado tantos palpites e instruções que acabaria por anular a visão do diretor, Carol Reed. Lendas à parte, Welles sempre teve esta mística sobre ele, mas certamente um cineasta como Reed com ótimos filmes no currículo, não se deixaria manipular desta forma.
A verdade é que os melhores momentos do filme acontecem quando Harry Lime entra em cena. Afinal de contas é este personagem que inicia o conflito deste filme ambientado na Viena pós-Segunda Guerra Mundial, dividida e governada por quatro potências estrangeiras: Rússia, Inglaterra, França e Estados Unidos. Rolly Martins (Joseph Cotten) um romancista de segunda linha, chega à cidade sem um centavo sequer, para visitar Harry Lime (Welles) seu inescrupuloso amigo de longa data. Logo descobre que Harry morreu, e em circunstâncias muito suspeitas. Enquanto se faz passar por um célebre escritor, ele dá início à sua própria investigação e busca respostas à pergunta: o que Harry fez para merecer a morte?
O Terceiro homem, escrito como argumento para o filme do mesmo nome, é uma das mais importantes narrativas breves de Graham Greene (1904-1991); autor que como ninguém se debruçou sobre os meandros do mundo da espionagem e da Guerra Fria.
O filme ganhou o Oscar de Melhor Fotografia - Preto e Branco, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Edição. Ganhou o BAFTA de Melhor Filme Britânico, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme e ainda o Grande Prêmio do Festival de Cannes. Destaque para a música que Anton Karas que pontua o filme do começo ao fim e a presença da talentosa Aida Vali como Anna Schimidt, uma das belezas mais enigmáticas do cinema, Trevor Howard como o major Calloway e Bernard Lee, o M original dos primeiros filmes de James Bond, interpretando o sargento Paine.
 Inicialmente o produtor David O. Selznick queria que Noel Coward interpretasse o personagem Harry Lime. Orson Welles apenas foi contratado por insistência do diretor Carol Reed, que por sua vez tencionava contratar James Stewart para interpretar o personagem Holly Martins. A escolha por Joseph Cotten foi uma exigência do produtor David O. Selznick, que tinha o ator sob contrato na época das filmagens.
Entre 1951 e 1952 Orson Welles estrelou uma série de rádio que narrava as aventuras de seu personagem em O Terceiro Homem, antes dos eventos mostrados no filme.
Um dos melhores noir da história do cinema, O Terceiro homem é o cartaz desta quinta-feira (18) da sessão “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer” no Canal TCM. Contém algumas das melhores cenas da sétima arte, como quando Holly descobre quem é o terceiro Homem do título, e o diálogo na roda-gigante, que termina com uma das melhores falas, escrita pelo próprio Welles. As ruas e o subsolo de Viena transformam-se em personagens do filme, graças a brilhante fotografia, ganhadora do Oscar. Uma obra-prima, obrigatória para todos os cinéfilos.
Humberto Oliveira é jornalista e cinéfilo, mantém o blog ALMANAQUE.
NO CALOR DA NOITE – Por Marcos Souza
Dos melhores filmes a tratar o racismo com sobriedade e sem demagogia, “O Calor da Noite” (
In the Heat of the Night/1967), do diretor Norman Jewison, é  um filme muito corajoso para época - e até ousado - ao colocar um policial negro como parceiro de um xerife nada satisfeito em ter um homem de cor para ajudá-lo a investigar o assassinato de um rico empresário na pequena cidade de Sparta, no Mississipi, região sulista norte-americana onde a segregação racial é comum
Sidney Poitier é um dos melhores policiais da Filadélfia, Virgil Tibbs, e que se encontrava na estação de trem, quando é preso pelo policial Sam Wood (Warren Oates) por ser suspeito do assassinato do principal empresário da cidade, justamente por causa da sua cor e por ter uma certa quantidade de dinheiro na carteira. Mesmo tentando argumentar sobre a sua identidade, o irascível policial o leva até a o escritório do xerife Bill Gillespie (Rod Steiger, no melhor momento da sua carreira). Porém o oficial acaba descobrindo que Virgil estava na cidade visitando a família e que é um dos mais graduados policiais da Filadélfia.
Diante do crime, Virgil recebe ordens superiores para permanecer na cidade e investigar o que de fato aconteceu, mas acaba encontrando resistência no xerife Gillespie, que não vê com bons olhos o fato de ter um policial negro para auxiliá-lo. Mas a viúva da vítima, Leslie Colbert (Lee Grant, no auge da beleza), não acredita na eficiência da polícia local e exige que Virgil entre no caso para solucioná-lo o mais rápido possível.
Não tendo como desvencilhar da parceria inusitada, o xerife acaba aceitando Virgil. Desse trabalho nasce uma relação que começa reticente e de respeito mútuo, mas de acordo com o avanço das investigações e as situações inesperadas que vão ocorrendo os dois policiais criam um vínculo de admiração.
O filme tem uma trilha sonora ótima do maestro e produtor musical Quincy Jones. A montagem, premiada com um Oscar, foi feita pelo então futuro cineasta Hal Ashby (que faria depois os ótimos “Ensina-me a viver”/1971 e “Muito Além do Jardim”/1979). Baseado no livro de Joh Ball, e escrito por Stirling Silliphant, premiado com Oscar na categoria, “No Calor da Noite” ganhou ainda mais três Oscars, o de melhor Filme, melhor Ator (Rod Steiger) e melhor Som. O filme recebeu mais duas indicações, nas categorias de melhor Direção e Efeitos Especiais.
O filme fez tanto sucesso que Sidney Poitier voltaria a interpretar o personagem Virgil Tibbs em duas continuações: “Noite sem fim” (They Call me Mister Tibbs/1970) e “A Organização” (The Organization/1971), todas inferiores. Fique com o original.
Marcos Souza é editor-chefe do Rondoniaovivo e mantém os blogs Nada a Declarar e Transcosmopolitanationmix.
PROGRAMAÇÃO:
1. "O expresso de Xangai" (Shanghai Express, 1932) - Segunda (1), 20h
2. "Juventude transviada" (Rebel without a cause, 1956) - Segunda (1), 21h25 
3. "Um dia de cão" (Dog day afternoon, 1975) - Terça (2), 20h
4. "Diabo a quatro" (Duck soup, 1933) - Terça (2), 22h10
5. "O show deve continuar" (All that jazz, 1979) - Quarta (3), 20h
6. "O que terá acontecido a Baby Jane?" (What ever happened to Baby Jane?, 1962) - Quarta (3), 22h10
7. "Rio vermelho" (Red river, 1948) - Quinta (4), 20h
8. "Perseguidor implacável" (Dirty Harry, 1971) - Quinta (4), 22h15
9. "O ocaso de uma lenda" (This is Spinal Tap, 1984) - Sexta (5), 20h
10. "Vampiros de almas" (Invasion of the body snatchers, 1956) - Sexta (5), 21h30
11. "O barco – Inferno no mar" (Das boot, 1981) - Sábado (6), 20h
12. "O poderoso chefão" (The godfather, 1972) - Sábado (6), 22h30
13. "Os dez mandamentos" (The ten commandments, 1956) - Domingo (7), 20h
14. "Aventuras de Robin Hood" (Adventures of Robin Hood, 1938) - Domingo (7), 23h45
15. "Matar ou morrer" (High noon, 1952) - Segunda (8), 20h
16. "Confidências à meia-noite" (Pillow talk, 1959) - Segunda (8), 21h30
17. "Todos os homens do presidente" (All the president's men, 1976) - Terça (9), 20h
18. "Grande Hotel" (Grand Hotel, 1932) - Terça (9), 22h25
19. "Pacto de sangue" (Double indemnity, 1944) - Quarta (10), 20h
20. "A princesa e o plebeu"(Roman holiday, 1953) - Quarta (10), 21h55
21. "O enigma do outro mundo" (The thing, 1982) - Quinta (11), 20h
22. "Amargo pesadelo" (Deliverance, 1972) - Quinta (11), 21h55
23. "Agonia e glória" (The big red one, 1980) - Sexta (12), 20h
24. "O iluminado" (The shining, 1980) - Sexta (12), 22h
25. "Três homens em conflito - O bom, o mau e o feio" (The good, the bad & the ugly, 1966) - Sábado (13), 20h
26. "Os doze condenados" (The dirty dozen, 1967) - Sábado (13), 22h50
27. "A marca da maldade" (Touch of evil, 1958) - Domingo (14), 20h
28. "Os pássaros" (The birds, 1963) - Domingo (14), 21h40
29. "A força do destino" (An officer and a gentleman, 1982) - Segunda (15), 20h
30. "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Annie Hall, 1977) - Segunda (15), 22h10
31. "Meu amigo Harvey" (Harvey, 1950) - Terça (16), 20h
32. "Um dia em Nova York" (On the town, 1949) - Terça (16), 21h50
33. "A conversação" (The conversation, 1974) - Quarta (17), 20h
34. "Galante e sanguinário" (3:10 to Yuma, 1957) - Quarta (17), 21h55 
35. "O terceiro homem" (The third man, 1949) - Quinta (18), 20h
36. "No calor da noite" (In the heat of the night, 1967) - Quinta (18), 21h45 
37. "Tootsie" (Tootsie, 1982) - Sexta (19), 20h
38. "Se meu apartamento falasse" (The apartment, 1960) - Sexta (19), 22h
39. "Os irmãos Cara-de-Pau" (The Blues Brothers, 1980) - Sábado (20), 20h
40. "O selvagem" (The wild one, 1954) - Sábado (20), 22h15
41. "Por quem os sinos dobram" (For whom the bell tolls, 1943) - Domingo (21), 20h
42. "O sol é para todos" (To kill a mockingbird, 1962) - Domingo (21), 22h40
43. "Entre dois amores" (Out of Africa, 1985) - Segunda (22), 20h
44. "Cupido é moleque teimoso" (The awful truth, 1937) - Segunda (22), 22h45
45. "O planeta proibido" (Forbidden planet, 1956) - Terça (23), 20h
46. "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) - Terça (23), 21h45
47. "A felicidade não se compra" (It's a wonderful life, 1946) - Quarta (24), 20h
48. "A roda da fortuna" (The band wagon, 1953) - Quarta (24), 22h15
49. "Spartacus" (idem, 1960) - Quinta (25), 20h
50. "Frankenstein" (Frankenstein, 1931) - Quinta (25), 23h10
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS