Desde o dia 18 de março até 11 de novembro de 2007, a Fundação Iaripuna, em cumprimento a uma agenda previamente organizada, está exibindo semanal e gratuitamente aos domingos e quartas feiras às 17h na Biblioteca Francisco Meirelles, documentários premiados oriundos dos 26 Estados Brasileiros e Distrito Federal, documentários que foram prévia e rigorosamente selecionados em 2006, dentro das normas e procedimentos do Programa Nacional DOCTV III.
Em Rondônia, o documentário vencedor foi Quilombagem – Os Negros do Guaporé de Jurandir Costa que tem sua exibição marcada para o mês de setembro.
Para as exibições semanais a Fundação Iaripuna estabeleceu parceria efetiva com a Biblioteca Francisco Meirelles e o CineOca que é uma entidade cultural, sem fins lucrativos que tem como finalidade e difusão do cinema de qualidade, sobretudo regional e alternativo. Acertada a parceria, O CineOca é responsável pelas exibições e debates semanais dos documentários nacionais do DOCTV III.
Julio Yriarte Presidente da Fundação Cultural Iaripuna avalia: “O DOCTV é possivelmente o Programa de maior efetividade e importância no país e até fora dele, na área de criação e difusão de documentários, na medida em que sua proposta permite que, a partir da percepção criadora e da aguçada visão de cada autor/diretor, as pessoas acompanhem e conheçam aspectos e fatos que não estão no seu cotidiano, mas que existem lá, no dia a dia, em distantes comunidades rurais/ribeirinhas, quilombos, tribos, aldeias ou simplesmente, no meio urbano. Pela própria natureza dos documentários e por tratar-se de produção que não obedece às regras da grande indústria do entretenimento cultural, temos consciência da dificuldade em arregimentar platéias, mas, pelo alto grau de informação cultural que carregam, há que insistir na sua difusão sem desanimar, jamais”, relata Yriarte.
O Programa DOCTV que em 2007, comemora quatro anos de grandes resultados, é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD e Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna.
Em cada capital quem responde pelo Programa é o Governo Estadual, a única Prefeitura do país engajada no Programa, é a de Porto Velho.
No próximo domingo dia 15, com reprise na quarta feira 18 de abril de 2007,às 17h é a vez da exibição do filme Mapulawache: Festa do Pequi, do Diretor brasiliense Aiuruá Meinako. Na sua produção, o autor retrata que o olhar indígena Mehináku do Alto Xingu sobre os corpos pintados, flautas e rituais da Festa do Pequi de sua própria cultura é o passaporte para um encontro cultural e anímico.