*Em sua 4ª edição, o CineAmazônia - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental -, que em Porto Velho acontece de 15 a 18 de novembro próximo, vai homenagear José Viana de Oliveira e Paula, o cineasta Zelito Viana, um dos criadores mais celebrados da cinematografia brasileira.
*Zenildo Viana tem em seu currículo a formação acadêmica de engenharia civil, profissão que abandonou em 1965 para dedicar-se a outros engenhos - a mágica da cinematografia.
*Diretor de televisão, Zelito é ainda o realizador de vários curtas-metragens, como o premiado “Choque Cultural”, e produtor de filmes famosos, entre eles, “Terra em Transe” e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (ambos de Glauber Rocha), “Cabra Marcado para Morrer” (de Eduardo Coutinho), “Quando o Carnaval Chegar” e “A Grande Cidade” (estes de Carlos Diegues).
*Durante o CineAmazônia, serão exibidas três das diversas obras do cineasta, a saber: “Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão” (filme musical ancorado na música do maestro e gravado com a Orquestra Sinfônica Brasileira, destacando algumas obras do início da carreira de Villa Lobos), de 1999, “Avaeté, A Semente da Vingança”, de 1985, e “Terra dos Índios, Da Terra dos Índios aos Índios sem Terra”, de 1978.
*“Terra dos Índios”, e um documentário de Zelito, na companhia de Affonso Beato, com narração de Fernanda Montenegro, mergulha na história dos índios brasileiros, reunindo depoimentos para retratar seus conflitos pela terra, em meio aos interesses de órgãos como a Funai, as multinacionais e os latifundiários por trás da desastrosa política de emancipação indígena.