A Classicline, distribuidora especialista em trazer para o mercado de dvd apenas clássicos do cinema, acaba de entregar aos cinéfilos e colecionadores a versão digital de "Adeus, Mr. Chips", produção estrelada pelo ator Robert Donat. Saiba tudo sobre esse
*Por: Humberto Oliveira¹
*Os verdadeiros aficionados pela sétima arte sabem que o cinema Norte Americano viveu uma de suas melhores fases em 1939, ano de filmes inesquecíveis como No tempo das diligências¹, do mestre John Ford, que transformou o western em um gênero maior; Aliança de Aço, de Cecil B. De Mille, Beau Geste, obra prima de William Wellman, O Corcunda de Notre Dame, dirigido por William Dieterle, Duas vidas, de Leo McCarey, Gunga Din, clássico de aventura dirigido por George Stevens, Heróis esquecidos¹, dirigido pelo mestre Raul Walsh, Jesse James¹, de Henry King, e ainda o sombrio O Morro dos ventos uivantes, de William Wyler, não poderia deixar de mencionar, A mulher faz o homem,de Frank Capra e Ninotchika, comédia sofisticada de Ernest Lubitsch. Claro que nenhuma lista ficaria completa sem mencionar os eternos, O Mágico de Oz¹, de Victor Fleming, que ao mesmo tempo esteve à frente do não menos clássico E o vento levou¹ e ainda o emocionante Adeus, Mr. Chips¹, dirigido por Sam Wood, que também teve participação na saga cinematográfica de Scarlet O’Hara.
*Dos filmes citados acima, alguns foram lançados em dvd¹ e o mais recente deles acaba de sair pela Classicline, refiro-me ao maravilhoso Adeus, Mr. Chips. A Classicline, distribuidora especialista em trazer para o mercado de dvd, apenas clássicos do cinema e que já lançou filmes como Duelo ao sol, Palavras ao vento, Caldeira do Diabo, e também seriados produzidos pela Columbia e Republic como Flash Gordon no Planeta Mongo, O Fantasma, Mandrake, o mágico, A Deusa de Joba e mais recentemente Capitão Meia Noite, acaba de entregar aos cinéfilos e colecionadores a versão digital de Adeus, Mr. Chips, produção estrelada pelo ator Robert Donat.
* O filme, baseado na obra homônima de James Hilton, começa mostrando Mr. Chips já idoso que chega atrasado para uma assembléia entre mestres e estudantes. Como ele mesmo diz – um único atraso em 58 anos de trabalho. Terminada a reunião, Chips volta para casa e recostado em sua poltrona começa a recordar. Neste momento, a história dá um salto no tempo e retorna a 1870 quando chegara uma nova leva de alunos a tradicional escola para rapazes, a austera Brookfield, situada nos arredores de Londres. Ao mesmo tempo chega um novo mestre, Arthur Chipping, que aos vinte cinco anos começa a lecionar naquela escola.
*Chipping é tímido e durante anos é ignorado pelos alunos. Numa viagem para Viena levado por um amigo, Staefel (Paul Von Henreid) e tudo muda quando Chips, acidentalmente conhece Katherine, que ele supõe em perigo. A principio, impopular e solitário, o implacável professor muda quando conhece e se apaixona pela jovem, com quem se casa, causando alvoroço entre estudantes e professores. Graças à esposa, ele adquire confiança e se transforma numa pessoa simpática e compreensiva, no entanto ocorre uma tragédia.
*Mais que um drama abordando a vida acadêmica numa escola tradicional londrina para rapazes, Adeus, Mr. Chips, é uma lição de vida; emocionante, com uma mensagem que edifica e conforta. Para os apreciadores de um filme que respeita a inteligência do espectador, nada melhor que ver e rever cenas inesquecíveis como a que mostra Chips dançando valsa pela primeira vez, o encontro acidental entre Chips e Kathy em meio à neblina ou quando Chips anuncia a morte em combate de dois ex-alunos, ou ainda a cena final quando o velho mestre está em seu leito de morte. Difícil conter as lágrimas nestes momentos tão bem interpretados por Donat e dirigidos com maestria por um Sam Wood, para dizer o mínimo, inspirado.
*O ator Robert Donat, nascido em 1905, tem em Adeus, Mr. Chips sua melhor atuação e por ela ganhou, merecidamente, o Oscar em 1939, suplantando o favoritismo de Clark Gable em E o vento levou. Outro trabalho conhecido de Donat é sua interpretação no suspense 39 Degraus, do mestre Alfred Hitchcock. Robert Donat faleceu em 1958 e não chegou a ver finalizado seu último filme - A casa da sexta felicidade.
A direção de Adeus, Mr. Chips coube a Sam Wood (1883/1949), conhecido também pelos dramas Em cada coração um pecado (1942) com Ronald Reagan e Por quem os sinos dobram? (1943) tendo no elenco Gary Cooper e Ingrid Bergman. Curiosamente, Sam Wood (não creditado) também dirigiu algumas cenas de E o vento levou, o grande vencedor do Oscar de 1939. Adeus, Mr. Chips receberia, além da indicação para Melhor Ator, mais quatro indicações ao Oscar – Filme, direção (Sam Wood), roteiro (R. C. Sherriff, Claudine West e Eric Maschwitz) e atriz (Greer Garson).
*Adeus, Mr. Chips foi refilmado em 1969 pelo irregular Herbert Ross e com Peter O’Tolle no papel principal, no entanto, apesar do esforço, esta versão não chega aos pés do original. Assim como Donat, o ator Peter O’Toole também recebeu indicação para o Oscar, mas perdeu para John Wayne pela sua atuação no filme Bravura Indômita do também veterano Henry Hathaway. Faça como qualquer cinéfilo de bom gosto e sensibilidade: fique com o Mr. Chips de Robert Donat e ignore a cópia.
*- Filmes marcados com o símbolo "1" já foram lançados em dvd.
*Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer aquelas pessoas que têm enviado e-mails para o site comentando sobre os artigos que venho escrevendo sobre filmes e lançamentos em dvd. Fico satisfeito que estejam gostando. Para quem quiser entrar em contato para sugestões ou comentários, favor enviar e-mail para humbertocinemaoliveira@bol.com.br
*
*- Humberto Oliveira é bacharel em jornalismo e cinéfilo