Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
Prova objetiva do papiloscopista
Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
Bloco II, com 36 questões: Informática.
Bloco III, com 24 questões: Biologia, Física e Química.
Será aprovado na objetiva do agente, escrivão e papiloscopista o candidato que obtiver pelo menos 48 pontos na prova, além de, no mínimo, seis pontos no bloco I, três no bloco II e dois no bloco III.
Para o delegado serão 120 questões objetivas de Direito Administrativo Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário.
Será aprovado na objetiva do delegado o candidato que obtiver pelo menos 48 pontos na prova. O resultado da avaliação objetiva está previsto para 9 de abril.
O exame discursivo também vai variar de acordo com a carreira. Todos os cargos, exceto o delegado, realizarão um texto dissertativo de no máximo 30 linhas. O delegado, por sua vez, terá pela frente três questões dissertativas e a elaboração de peça profissional.
Próximas etapas do concurso
Além das provas escritas, os concorrentes terão pela frente:
-
Exame de aptidão física;
-
Prova oral (somente delegado);
-
Avaliação médica;
-
Avaliação psicológica;
-
Avaliação de títulos (somente delegado);
-
Prova prática de digitação (somente escrivão).
-
Investigação social;
-
Curso de formação.
Como já esperado, o teste físico será obrigatório para todos os candidatos e terá caráter eliminatório. Mas somente serão convocados para essa fase aqueles que forem aprovados na discursiva.
O exame está previsto para ser realizado nos dias 1 e 2 de maio. Serão cobrados os seguintes testes:
• Teste em barra fixa;
• Teste de impulsão horizontal;
• Teste de natação (50 metros);
• Teste de corrida de 12 minutos.
A última etapa será o Curso de Formação Profissional, realizado na Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal. A diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Cecília Silva Franco, explicou como deve funcionar essa fase.
O prazo de validade do concurso PF será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.