Em virtude do significativo número de pessoas no Prêmio Miguel de Souza de Integração Sul Americana, e que fizeram contato com a coordenação do Prêmio solicitando um prazo maior para efetuar a inscrição, pois os projetos ainda não ficaram prontos, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FEIRO), Denis Baú decidiu prorrogar as inscrições até sexta-feira, 7 de maio.
Instituído pelo Sistema FIERO, o Prêmio tem como foco o desenvolvimento industrial, o crescimento econômico e a consolidação dos novos mercados. Visa identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados. O Prêmio Miguel de Souza conta com uma categoria - Projetos na modalidade Abrindo fronteiras - Fechando Negócios.
O valor da premiação será de R$ 14.000,00, sendo, o prêmio pecuniário para o autor do Projeto classificado em primeiro lugar. No caso de serem selecionados três projetos, o primeiro colocado receberá o valor de R$ 10.000,00 e troféu de reconhecimento da FIERO; o segundo e terceiro colocados receberão respectivamente, 3 mil e mil reais e o troféu de reconhecimento da FIERO.
O período das inscrições vai até 7 de maio de 2010 e poderão ser efetuadas no endereço eletrônico www.fiero.org.br. As propostas poderão ser apresentadas por pessoas de todas as idades, ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que vinculada a uma instituição ou empresa nacional, e que tenha como foco a indústria, comércio ou negócios, com implantação no estado de Rondônia. A cerimônia de premiação será realizada em Porto Velho/RO, em 28 de maio de 2010, como parte da programação da Semana da Indústria, que o Sistema FEIRO realiza de 25 a 28 de maio deste ano.
O coordenador estadual, Elmir Marques destaca a importância do Prêmio, pois visa o reconhecimento de pessoas e idéias que contribuam com a Integração Sul Americana e a interação dos setores empresariais, acadêmicos e sociais. Ainda de acordo com Elmir os projetos propostos deverão demonstrar os benefícios pretendidos ao desenvolvimento da economia estadual, ao conhecimento científico e tecnológico e às estruturas produtivas e de negócios do Estado de Rondônia em função do Corredor de Exportação e Saída para o Pacífico.
O presidente da FIERO, Denis Baú faz questão de ressaltar que “ao mesmo tempo em que premiamos projetos relevantes para tão importante integração, homenageamos o homem empreendedor Miguel de Souza, que dá nome ao prêmio, e que tem participado ativamente deste projeto de integração do estado de Rondônia com os países andinos há mais de 18 anos”. Baú lembra que o nome de Miguel de Souza fora sugerido pela presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Rondônia, Cida Mourão. “Uma justa homenagem e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento e o crescimento de Rondônia”, finalizou Baú.