As autoridades indonésias temem que um Boeing 737-500 da companhia aérea local Sriwijaya Air, com 62 pessoas a bordo e com o qual o contato foi perdido após sua decolagem neste sábado de Jacarta, tenha caído no mar. A aeronave estava a caminho de Pontianak, na província de Kalimantan Ocidental. O governo informou que iniciou uma operação de busca na região próxima ao local do desaparecimento.
— Enviamos nossas equipes, assim como embarcações, para a área onde há suspeita de queda do avião após perder contato com a torre de controle — disse Bambang Suryo Aji, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate.
De acordo com serviço de rastreamento Flightradar24, o voo SJ182 "perdeu mais de 10 mil pés de altitude em menos de um minuto, cerca de 4 minutos após a partida de Jacarta". Ainda não informação sobre a causa da queda.
Surachman, um funcionário do governo local, disse à TV Kompas que pescadores encontraram o que parecia ser os destroços de uma aeronave nas águas ao norte de Jacarta. Ele disse ainda que buscas estavam em andamento. Outros canais mostraram fotos de possíveis destroços.
— Encontramos alguns cabos, um pedaço de jeans e pedaços de metal na água — disse Zulkifli, oficial de segurança, à CNN da Indonésia.
A aeronave é um Boeing 737-500 de 27 anos, de acordo com o registro incluído nos dados de rastreamento do Flightradar24. Ele decolou logo após as 14h30 (04h30 no horário de Brasília) e perdeu contato logo depois, um oficial de busca e resgate disse à televisão local. A viagem duraria cerca de uma hora e 30 minutos.
A companhia aérea indonésia Sriwijaya Air disse em um comunicado que ainda está coletando informações mais detalhadas sobre o voo antes de fazer uma declaração mais completa. A empresa informou que 56 passageiros e seis tripulantes estavam a bordo do avião.
No final de 2018, um Boeing 737 MAX operado pela companhia aérea indonésia Lion Air caiu ao largo de Jacarta, matando todos os 189 passageiros e tripulantes. O avião que perdeu contato no sábado é um modelo muito mais antigo.