Para o início de novembro está prevista uma tempestade muito forte de categoria G3.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA adverte que nos próximos dias sentiremos os efeitos de uma série de tempestades geomagnéticas de diferentes intensidades. Em particular, em 24 de outubro será possível observar uma tempestade de menor categoria G1, enquanto que no dia seguinte, 25, nos espera uma tempestade moderada de categoria G2.
Os fenômenos geomagnéticos de maior intensidade afetarão a Terra no início de novembro. Assim, nos dias 2 e 3 do próximo mês, as pessoas sentirão a influência de uma forte tempestade de alta categoria G3.
O que é uma tempestade magnética?
Uma tempestade magnética é o resultado da reação do nosso planeta às erupções solares, que vêm em nossa direção em forma de vento solar. O Sol expulsa bilhões de partículas, que são capazes de atingir a Terra em poucos dias.
A magnetosfera, campo magnético da Terra, minimiza os efeitos deste fenômeno para que esse plasma solar não produza "efeitos catastróficos", além disso, os seres humanos "sempre coexistiram com tempestades magnéticas, inclusive quando não tinham conhecimento da atividade solar e do campo geomagnético" de nosso planeta.
Como nos afetam?
As pessoas mais sensíveis a esses eventos climáticos são suscetíveis a sofrer de desconforto físico, como dores de cabeça, irritabilidade, esgotamento ou ansiedade.
No entanto, o diretor do Instituto de Investigação em Física Nuclear da Universidade Estatal de Moscou, Mikhail Panasyuk, explica que nosso organismo é composto principalmente de água, "que é um elemento condutor", por isso, "se altera o campo eletromagnético [da Terra], ocorrem processos dentro de nosso corpo".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!