Papa destitui bispo do Paraguai por acobertar casos de pedofilia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O papa Francisco destituiu o bispo da diocese paraguaia de Ciudad del Este, Rogerio Livieres, acusado de ter acobertado casos de pedofilia e de má gestão da diocese, anunciou o Vaticano.
A determinação do pontífice foi anunciada em uma nota oficial, na qual papa reconhece que foi "uma decisão árdua tomada por razões pastorais"
O Vaticano informou da substituição mediante um comunicado no qual acrescentou que o pontífice argentino designou como comissário provisório - administrador pontifício em Sé Vacante - Ricardo Jorge Valenzuela.
De acordo com Valesio de Paolis, que recebeu a missão do papa de renovar a congregação conservadora dos Legionários de Cristo após um escândalo de pedofilia, "até então a igreja não julgava o crime de pedofilia do ponto de vista sexual, e sim do ponto de vista disciplinar".
"A detenção do arcebispo Wesolowski é uma importante decisão política e sem ambiguidade por parte de Francisco", afirmou ao jornal "La Stampa".
O Vaticano anunciou em maio que os tribunais eclesiásticos puniram pelo menos 3.420 padres e religiosos nos últimos 10 anos. (Com agências internacionais)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!