A notícia foi anunciada durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 16, quando uma comitiva de autoridades e empresários peruanos, que estão em Porto Velho participando da 5ª Feira Internacional da Indústria de Rondônia – FEIRON 2011, abrindo fr
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A notícia foi anunciada durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 16, quando uma comitiva de autoridades e empresários peruanos, que estão em Porto Velho participando da 5ª Feira Internacional da Indústria de Rondônia – FEIRON 2011, abrindo fronteiras, fechando negócios, foi recepcionada pelo presidente, Denis Baú e diretores do Sistema FIERO.
“Esta é uma ótima notícia e temos certeza que será mais uma parceria de sucesso entre Rondônia e o Peru”, afirmou Baú para o cônsul peruano Jesus Carranza e o diretor geral do Ministério de Relações Exteriores de Puno, Ramiro Silva e demais presentes na reunião.
O presidente reafirmou o compromisso da FIERO em cada vez mais estreitar os laços comerciais com o país vizinho. Baú disse também que fica muito à vontade em receber a comitiva e lembrou da caravana empresarial empreendida ao Peru quando foram recebidos calorosamente pela população. “Realmente foi inesquecível e marcante para todos que estavam na missão empresarial”.
Baú fez questão de afirmar que a FIERO está à disposição e convidou toda a diretoria para participar da reunião e apresentá-los à comitiva peruana. O representante das Relações Exteriores parabenizou o presidente pela iniciativa e o sucesso da FEIRON e que o Peru está cada vez mais próximo de Rondônia pelos laços de amizade e também pelos laços comerciais. “É de extrema importância este intercâmbio entre os nossos empresários e o empresariado rondoniense. Por isso solicitamos que sejam estudadas formas para facilitar o comércio entre os dois países. Pedimos também apoio ao presidente Denis Baú e a diretoria da FIERO para agilizar e facilitar na exportação de produtos peruanos”.
Ramiro Silva ressaltou a importância de dinamizar os negócios entre quem fabrica, quem produz e quem vende e compra. “Viemos mais uma vez participar deste grande evento internacional em busca de ótimos negócios. Para isso contamos com o apoio e intermediação da FIERO e suas lideranças representadas por Denis Baú”, finalizou.
Durante a Expo Peru Brasil 2010, realizada em São Paulo, o presidente Denis Roberto Baú, participou de encontro com o ministro dos Transportes do Peru, Enrique Ramírez, para alinhar sobre a logística das regiões fronteiriças que deve favorecer o intercâmbio comercial entre Rondônia e o país peruano. Em reunião, ficou acertada a elaboração de um documento em que conste a agenda de trabalho para as facilidades logísticas que resultem na viabilidade econômica de cada região.
Falou-se muito, na ocasião, da necessidade de envolver os governos estaduais para que ajam como indutores das facilidades burocráticas quanto à conclusão das obras em andamento (rodovias), por onde se dá a circulação econômica das regiões. “Há pensamentos comuns entre os peuanos, acreanos e rondonienses, como por exemplo, sobre a rodovia Interoceânica Sul. É o momento de ajustarmos e aprofundarmos o nosso intercâmbio” manifestou Baú.
O transporte de pequenas cargas pela rodovia foi abordado como saída ao micro empreendedor que, da mesma forma, tem que se atentar e ter acesso à viabilidade econômica proporcionada pelo novo corredor de integração. A viabilidade econômica dentro da região Centro Oeste brasileira, interferindo com as constâncias do frete para a redução dos valores para o transporte de cargas e os 2,5 milhões de toneladas de soja que são enviadas de Rondônia por Manaus, também embasaram a discussão. “Quando se fala em logística entre regiões, vamos além das obras físicas e enumeramos – diretamente – a integração cultural e turística que promove a conexão entre as comunidades”, observou o líder empresarial.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!