O Ministério da Saúde decidiu suspender as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva em todo o país. A decisão foi tomada após resultados preliminares de testes indicarem efeitos colaterais nos animais depois da vacinação.
O Ministério da Saúde recebeu a análise parcial da investigação laboratorial feita pelo Ministério da Agricultura. A investigação, realizada com cobaias, indicou a ocorrência de efeitos que até então não eram previstos na literatura científica, entre eles estão: a hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração.
Com base nos resultados, o Ministério da Agricultura recomendou a interrupção temporária do uso da vacina, como medida cautelar, até que a investigação seja concluída.
A vacina que está sendo analisada é a RAI-PET, produzida pelo laboratório Biovet, que desde 2003 tem registro no Ministério da Agricultura.
Para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos de 2010, o Ministério da Saúde comprou 30,9 milhões de doses da vacina, do total, já foram distribuídas 22,6 milhões aos Estados e o restante está em estoque. Com a suspensão da campanha, as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde devem manter as vacinas acondicionadas em ambiente refrigerado.