METANO: Vacas europeias usarão máscaras a partir do ano que vem

95% das emissões de metano das vacas vêm da exalação pela boca e nariz do animal

METANO: Vacas europeias usarão máscaras a partir do ano que vem

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir do próximo ano, algumas vacas e bois em todo o continente europeu poderão usar um novo acessório vestível, semelhante a uma máscara, que pode ajudar a indústria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 
 
O novo dispositivo, desenvolvido pela startup britânica ZELP, pode cortar as emissões de metano em mais da metade, dizem seus criadores. A invenção chamou a atenção da gigante americana do agronegócio Cargill, que fechou um acordo com a jovem empresa para comercializar o aparelho exclusivamente em toda a Europa. 
 
A Cargill disse que espera começar a oferecer os dispositivos aos produtores de leite europeus em 2022. As empresas ainda não estabeleceram um preço, mas a ZELP disse que a taxa de assinatura anual pode ficar em torno de US $ 80 por animal. 
 
O desenvolvimento do ZELP, cujo nome deriva de 'Zero Emission Livestock Project', combinou tecnologia de oxidação de metano e processamento de dados para minimizar o impacto ambiental da produção de laticínios e, ao mesmo tempo, melhorar o bem-estar animal. 
 
95% das emissões de metano das vacas vêm da exalação pela boca e nariz do animal. Os dispositivos portáteis da ZELP, colocados sobre o focinho das vacas, agem um pouco como o catalisador de um carro.
 
Um conjunto de ventiladores movidos a bateria solar absorve os arrotos e os prende em uma câmara com um filtro absorvedor de metano. Uma vez que o filtro está saturado, uma reação química converte o metano em CO2, que é então liberado. 
 
O dispositivo também permite capturar uma variedade de dados fisiológicos e comportamentais dos animais, permitindo aos criadores aumentar sua produtividade, ajudar na detecção de doenças em estágios iniciais e fornecer informações mais detalhadas sobre a digestão e otimizar a eficiência da conversão alimentar. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS