RONDÔNIA RURAL SHOW - Vacas e touros reprodutores podem ser financiados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A venda de matrizes leiteiras de alto padrão genético é um dos segmentos mais ricos da 5ª Feira Rondônia Rural Show, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.Com financiamento bancário ou pagamento à vista, o criador interessado poderá adquirir gado leiteiro no pavilhão da pecuária, que reúne o melhor da bacia leiteira rondoniense. São animais certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A vaca “Fauna”, com 36 meses de idade, cria do cruzamento de touro holandês com gir leiteiro, rende 36 litros de leite por dia, volume considerado acima da média normal. Custa R$ 10 mil.O touro “Berimbau”, pesando 17 arrobas, fará dois anos, tem a mesma cotação e iniciará sua vida útil na reprodução a partir do momento em que for adquirido.A vaca e o touro vieram da Fazenda São Lucas, de propriedade de Saulo Marcondes Gomes e Elivânia Pereira de Cristo.
DE MINAS GERAIS
Matrizes da raça girolando são trazidas de Araxá (MG). O gado girolando predomina em propriedades rurais próximas à rodovia BR-364, nos municípios de Jaru e Ouro Preto do Oeste.Saulo Marcondes vê boas perspectivas de negócios na feira. “No ano passado [4ª edição], vendemos para fazendeiros do Amazonas e de Mato Grosso, mas os daqui são em maior número”, ele relata.No ano passado, pecuaristas e técnicos debateram a bacia leiteira rondoniense, concluindo que Rondônia ainda enfrenta desafios no setor. Mesmo sendo o maior produtor de leite da região Norte brasileira [2,5 milhões de litros/dia, em média], não dispõe de boa logística.
Pesquisas sobre essa realidade já estão disponíveis para que o setor prospere na quantidade e qualidade do produto.A Embrapa-RO visitou 275 propriedades rurais em 2013, constatando que na microrregião de Ji-Paraná [abrangendo Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Urupá, Teixeirópolis e Presidente Médici] a produção alcançava 980 mil litros/dia, o equivalente a 38% do leite rondoniense.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!